sexta-feira, 19 de maio de 2017

O grande romance sobre o País Basco


A Hora de Acordarmos Juntos
de Kirmen Uribe

Texto sinóptico
Karmele Urresti é surpreendida pela Guerra Civil na sua cidade natal, Ondarroa, no País Basco. Enquanto a população foge para o exílio, ela decide ficar, tratando dos feridos e tentando libertar seu pai, que fora preso. No final da guerra, Karmele parte para a França, juntando-se à embaixada cultural, onde conhece o seu futuro marido, o músico Txomin Letamendi. Juntos, atravessam metade da Europa, até que, com Paris prestes a cair nas mãos dos alemães, fogem para a Venezuela.

Mas a História interrompe novamente as suas vidas. Txomin decide juntar-se aos serviços secretos bascos e a família regressa à Europa, em plena Segunda Guerra Mundial. Txomin acaba por ser preso em Barcelona, ficando à mercê de uma ditadura implacável. Karmele terá de arriscar e partir sozinha, levando unicamente consigo aquilo que é possível ao deixar-se para trás o que se tem de mais precioso: a esperança cega de que, de algum modo, se possa encontrar a paz.

Partindo da história real de Karmele e Txomin, A Hora de Acordarmos Juntos compõe o grande romance sobre a história basca, espanhola e europeia, do século XX aos dias de hoje: um mundo em convulsão, profundamente violento, profundamente humano.

Em www.elsinore.pt estão disponíveis para leitura imediata os primeiros capítulo do romance.

Sem comentários: