segunda-feira, 22 de maio de 2017

O tão esperado segundo romance da autora de «O Deus das Pequenas Coisas»

Vinte anos após o enorme sucesso internacional que foi O Deus das Pequenas Coisas, a escritora indiana Arundhati Roy, de 55 anos, publica o seu segundo romance: O Ministério da Felicidade Suprema (The Ministry of Utmost Happiness). O livro chega às livrarias portuguesas na primeira semana de Junho com a chancela das Edições Asa.
Texto sinóptico
Num cemitério da cidade, Anjum desenrola um tapete persa puído entre duas campas. Num passeio de betão surge um bebé, como que do nada, num leito de lixo. Num vale coberto de neve, um pai escreve à filha de cinco anos, falando-lhe do número de pessoas que estiveram presentes no seu funeral.

Num apartamento, sob o olhar atento de uma pequena coruja, uma mulher solitária alimenta uma osga até à morte. E, na Jannat Guest House, duas pessoas dormem abraçadas como se tivessem acabado de se conhecer.

Uma viagem íntima pelo subcontinente indiano, desde os bairros superlotados da Velha Deli e os centros comerciais reluzentes da nova metrópole às montanhas e os vales de Caxemira, com um elenco glorioso de personagens inesquecíveis, apanhadas pela maré da História, todas elas em busca de um porto seguro. Contada num sussurro, num grito, com lágrimas e gargalhadas, é uma história de amor e ao mesmo tempo uma provocação. Os seus heróis, presentes e defuntos, humanos e animais, são almas que o mundo quebrou e que o amor curou. E, por este motivo, nunca se renderão.
 

Sem comentários: