quinta-feira, 15 de junho de 2017

Três novas propostas infanto-juvenis que estimulam a imaginação

A Janela de Kenny
de Maurice Sendak
Sinopse
Certa noite, Kenny, o protagonista desta obra, sonha com um jardim simultaneamente iluminado pela luz da manhã e pela escuridão da noite. Porém, para aí poder viver, ele terá de responder a sete perguntas deixadas num pedaço de papel por um galo de quatro patas, que no seu sonho viajava na última carruagem de um comboio. Na busca da resposta à primeira interpelação - «És capaz de fazer um desenho no quadro se alguém não te deixar?» -, e seguindo o modelo dos contos iniciáticos, Kenny resolverá conflitos, fará escolhas, viajará entre o seu quarto e o mundo desconhecido que há do outro lado, graças à sua janela, ao mesmo tempo fronteira entre ele próprio e a sua capacidade de sonhar.
Publicado pela primeira vez em 1956, A janela de Kenny foi o primeiro livro de Maurice Sendak enquanto autor do texto e das ilustrações. Esta deliciosa narrativa literária, plena de lirismo, de sensibilidade e rica em ternurentos diálogos, convida o leitor a abrir, também ele, uma janela para um espantoso mundo onírico e, ao mesmo tempo, a ver mais além, com os olhos de uma criança.

O Livro Zangado!
de Cedric Ramadier e Vincent Bourgeau
Sinopse
Será que os livros também fazem birras?
E ficam tão zangados que ficam vermelhos de raiva?

Direccionado para crianças a partir dos dois anos de idade, este livro, cartonado, com textos de Cédric Ramadier e ilustrações de Vincent Bourgeau irá ajudar pais e educadores a explicar às crianças como lidar com as zangas.

Da mesma série: O Livro Com Sono

O Rapaz que Desligou o Sol
de Paul Brown e Mark O'Hanlon
Sinopse
O pequeno Miguel é louco por gelados.
Nham! Absolutamente louco!
O Miguel acorda a pensar em gelados, passa o dia inteiro a pensar em gelados e até sonha, imagina tu, com gelados!

Mas o Miguel nunca consegue acabar um gelado sem que o sol o derreta. Por isso, o nosso amigo teve uma ideia de génio: construir um foguetão e DESLIGAR O SOL!
Uma ideia brilhante, que talvez não seja tão brilhante assim... É que as consequências podem ser desastrosas.

Será que o Miguel vai conseguir resolver o seu problema?
Só há uma maneira de saber, não é?

Uma história que faz alusão a questões ambientais relevantes, como a importância da energia solar e a proteção do ambiente e das espécies. Um livro maravilhoso com ilustrações a cores ternas, muito humor, ternura, drama e um final feliz.

Sem comentários: