quinta-feira, 6 de julho de 2017

«Em Que Pensas Tu?», de Laurent Moreau

Data de publicação: 09/06/2017
N.º de páginas: 44
Um livro que estimula a imaginação, que passa a mensagem de que cada pessoa é única e pensa de modo diferente, é o que nos propõe o francês Laurent Moreau, ilustrador editorial e designer gráfico, que já publicou nove álbuns ilustrados, incluindo este Em Que Pensas Tu?, cuja primeira edição original a cargo das Edições Hélium foi dada à estampa em 2011.
Nas vinte páginas duplas, onde estão retratadas crianças, jovens, adultos e idosos, nos deparamos com sentimentos e pensamentos muito diferentes (uns positivos, outros menos) que cada um está tendo num determinado momento do seu dia.
Alegria, paixão, inveja, raiva e preocupação são algumas das sensações que a Maria, a Helena, a Laura, o Luciano, o António, o Nicolau e outros protagonistas desta história vivenciam. Mas estes sentimentos estão “camuflados” — e é este o pormenor que faz com que este livro seja incomum e especial: em cada página onde está o retrato que o autor desenhou de cada personagem e do seu sentimento/pensamento, existe uma aba interativa, onde o leitor consegue “entrar na mente” de cada um e visualizar o que cada um está a imaginar, enquanto pensa. Por exemplo: «a Maria está cheia de inveja» e descobrimos que no seu cérebro estão várias cobras a habitar, nesse instante.
Estimular a curiosidade através das várias surpresas escondidas nas páginas é a grande premissa deste álbum que demonstra de forma acutilante aos mais pequenos, que existe uma grande diversidade de pensamentos e emoções.
É de salientar em Em Que Pensas Tu? a intensidade das ilustrações que Laurent Moreau compôs: cores vivas, com destaque para as avermelhadas, pinceladas a guache e traços e padrões mais predominantes no espaço onde as abas ocultam o puzzle de emoções.
É, portanto, um álbum lúdico e interativo para leitores de todas as idades, do autor de Dias Felizes (Orpheu Negro, 2010) e Na Floresta das Máscaras (Rodopio de Letras, 2016).

Sem comentários: