quinta-feira, 21 de setembro de 2017

«Amando Pablo, Odiando Escobar», um dos grandes destaques da rentrée literária do Penguin Random House

O Grupo Editorial Penguin Random House já deu a conhecer alguns dos títulos que marcam a sua rentrée literária. Biografias e memórias são os destaques destas novas publicações deste grupo editorial. Eis os textos sinópticos desses livros, alguns já estão à venda, outros chegarão aos escaparates livreiros muito em breve.
A Estrada Subterrânea
de Colson Whitehead
Cora é escrava numa plantação de algodão no Estado sulista da Geórgia. A vida é um inferno para todos os escravos, mas particularmente difícil para Cora. Abandonada pela mãe, ela cresce no meio da mais difícil solidão, a dos que são marginalizados pelos seus iguais. Quando Caesar, um jovem escravo acaba de chegar do Estado vizinho da Virgínia, lhe fala da estrada subterrânea, os dois decidem correr um risco fatal e fogem da plantação, rumo ao Norte e à Liberdade. Nessa madrugada de mau presságio, inicia-se uma fuga sangrenta, uma odisseia de esperança e de desilusão.
«Incrível. Poderoso.»
Barack Obama

«Um romance poderoso, quase alucinante… Eco de Toni Morrison, Victor Hugo e Ralph Ellison. Pinceladas de Jorge Luis Borges, Franz Kafka e Jonathan Swift…»
The New York Times

«Uma Obra-prima, profunda e plenamente conseguida, uma peculiar combinação de história e fantasia que levará os críticos a fazerem comparações justas com Toni Morisson e Gabriel García Marquez…»
The Boston Globe


Menina Boa, Menina Má
de Ali Land
Quando Annie, 15 anos, entrega a sua mãe à polícia espera um novo começo de vida — mas será que podemos realmente escapar ao nosso passado? A mãe de Annie é uma assassina em série. Annie ama a sua mãe, mas a única maneira que tem de a fazer parar é entregá-la à polícia. Com uma nova família de acolhimento e um novo nome — Milly —, espera um novo começo. Agora pode ser quem quer. Mas, com o julgamento da mãe à porta, os segredos do passado de Milly não vão deixá-la dormir… Quando a tensão sobe, Milly vai ter de decidir: será uma menina boa? Ou uma menina má? Porque a mãe de Milly é uma assassina em série. E ela é sangue do seu sangue.

As Nossas Almas na Noite
de Kent Haruf
As nossas almas na noite é uma pequena jóia literária: uma história breve, comovente, agridoce, mas inspiradora e bem-humorada, sobre as segundas oportunidades na vida, mesmo quando parece ser tarde demais.
Em Holt, uma pequena cidade do Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a Louis Waters, seu vizinho. Viúvos, às portas da velhice, ambos tentam acomodar-se a uma vida diferente, nas casas agora vazias. O mais difícil de suportar são as longas noites solitárias. Addie não está disposta a aceitar uma vida tão cinzenta, e então propõe a Louis que ele passe a dormir em sua casa, para ambos terem alguém com quem conversar à noite. Perante tão inesperado convite, Louis não tem opção senão aceitar. Pouco a pouco, Louis e Addie vão despindo a alma nessas noites, revivendo os sonhos da juventude, as doçuras e amarguras do casamento, as esperanças do passado, os medos do presente. Noite após noite, os dois estão cada vez mais certos de querer passar juntos o resto dos seus dias. Neste aclamado romance, que terminou poucos dias antes de morrer, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza as segundas oportunidades e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que podem ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.

Amando Pablo, Odiando Escobar
de Virginia Vallejo
A incrível história de amor entre o narcotraficante mais procurado do mundo e a estrela mais famosa da Colômbia
Em junho de 2006 um avião da DEA retirava Virginia Vallejo da Colômbia. A sua vida ficou em perigo, quando se tornou testemunha-chave num dos processos criminais mais importantes da segunda metade do séc. XX no seu país: o assassinato de um candidato presidencial e o holocausto do Palácio da Justiça colombiano.
25 anos antes, Virginia Vallejo era a apresentadora de televisão mais importante na Colômbia e capa das mais importantes revistas do mundo. Cortejada por milionários e políticos, em 1982 conhece Pablo Escobar, um político que comandava um mundo de riqueza inigualável.
A sua história de amor foi convertida numa crónica de horror e vergonha, que descreve a evolução de uma das mentes criminosas mais sinistros do nosso tempo: a sua capacidade de infundir terror e gerar corrupção, as ligações entre os negócios ilícitos e várias figuras de Estado, assassinatos e a guerra que engoliram o seu país. Amando Pablo, Odiando Escobar é também uma visão íntima do barão da droga, plena de glamour e espírito de sobrevivência.
O Meu Irmão Che
de Juan Martin Guevara

A biografia íntima de um dos líderes revolucionários mais marcantes de sempre.
Cinquenta anos depois, o seu irmão mais novo, Juan Martín, decidiu partilhar as suas recordações e revelar quem era Che na intimidade.
Fala-nos de Ernesto, aquele irmão mais velho e protector, cúmplice nos segredos e aventuras infantis.
Das suas viagens, os estudos, os primeiros amores.
Do aventureiro idealista, intelectual comprometido e do guerrilheiro em que se transformou.


Instrumental
Memórias de Música, Medicina e Loucura
de James Rhodes
«Abusaram de mim aos seis anos. Internaram-me num hospital psiquiátrico. Fui viciado em drogas e álcool. Tentei suicidar-me cinco vezes. Separaram-me do meu filho. Mas não vou falar disso. Vou falar de música. Porque Bach salvou-me a vida. e eu amo a vida.»
Instrumental é um testemunho apaixonado e apaixonante, negro e luminoso sobre o poder terapêutico da música e a sua capacidade de transformar as nossas vidas, mas também, e sobretudo, sobre a nossa própria capacidade de reinvenção.
Uma Vida Alemã
de Brunhilde Pomsel e Thore D. Hansen
Em Uma Vida Alemã Brunhilde Pomsel, antiga secretária de Joseph Goebbels, dá conta da sua falta de interesse face à ascensão dos nacional-socialistas e das suas próprias aspirações, em tempos de decadência social e moral — de que o aparelho nazi, para quem ela trabalhava, é o expoente máximo. Thore D. Hansen organiza e regista, neste excepcional documento, as memórias desta alemã, secretária de Goebbels, traçando um impressionante paralelo entre aquela época e os dias de hoje. Assim, este livro constitui, deveras, uma chamada de atenção para a geração atual.

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes
de Elena Favilli e Francesca Cavallo
Com estas Histórias de adormecer para raparigas rebeldes, as raparigas mais apaixonadas, independentes e decididas poderão adormecer embaladas pelas histórias de vida inspiradoras de 100 mulheres que mudaram o mundo. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer.
Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo activismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo.

«Estas histórias de adormecer transformam princesas em mulheres que mudam o mundo.» The Huffington Post

«Quem ler este livro antes de adormecer vai sonhar em grande e com muita criatividade.» The Guardian

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado eu quero ler Amando Pablo odiando Escobar, parece interessante. Adoro muito o tema de máfia e tambem a série Sr. Avila, a última temporada me deixou na dúvida do que passaria com o personagem de Tony Dalton, e pelo o que eu vi no trailer da quarta temporada de Sr. Ávila emocionei muito, ancho que Senhor Avila é uma das melhores séries sobre máfia, parece que vai ser algo bom. De acordo com os detalhes que vi sobre a produção da nova temporada, os lugares serão fantásticos e a história terá um giro inesperado. Não posso esperar!