quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Livros de John dos Passos e Pierre Lemaitre, a 4 de Outubro disponíveis

A 4 de Outubro chega às livrarias dois livros com o carimbo da Clube do Autor. 

Um dos títulos é Portugal - Uma História de Conquista, de John dos Passos, um dos maiores escritores do século XX segundo o National Review.
No início do século XV, as caravelas portuguesas começaram a explorar a costa africana e o Atlântico. Um século depois, os galeões nacionais atravessavam o oceano para o Brasil e dobravam o Cabo da Boa Esperança para alcançar o Oriente. Durante um século procuraram, sem perder a esperança, Preste João, considerando que seria um importante aliado na luta contra os muçulmanos e os turcos.
Portugal – uma história de conquista (tradução de Isabel Jardim) não relata apenas estes e outros factos mais conhecidos. Nesta obra, John dos Passos descreve os maiores acontecimentos da nossa História, mas também os eventos aparentemente insignificantes que tornaram Portugal numa das maiores potências europeias no século XV.
Neste livro rico em pormenores, o autor explora a complexidade das intrigas nas cortes e esboça retratos notáveis dos membros da família real. Tendo por base uma investigação histórica, Portugal – uma história de conquista é um relato extraordinário sobre o esforço de um grupo de pessoas para alargar horizontes.


A Cicatriz do Mal, da autoria de um dos grandes nomes das letras francesas, Pierre Lemaitre, é um thriller revelador de um escritor na plena posse das suas qualidades estilísticas. Este é mais um policial de cortar a respiração protagonizado pelo inconfundível Camille Verhœven.
Galerie Monier, Paris. Uma mulher é apanhada de surpresa por três homens armados que assaltam uma joalharia em plena galeria de lojas dos Campos Elísios. A mulher chama-se Anne Forestier. Trata-se nada mais nada menos do que a companheira do comissário Camille Verhœven, responsável pela Brigada Criminal. Fazendo tábua rasa da lei e correndo o risco de perder o posto de trabalho, o comissário esconde dos demais polícias o facto de conhecer Anne e toma a investigação a seu cargo. É o primeiro passo de uma manipulação orquestrada por um assassino vingativo. Na realidade, quem dá caça a quem? E quem é a verdadeira presa?
Gravemente ferida e coberta de cicatrizes, Anne fica internada no hospital, até que Camille a esconde na casa isolada que herdou da mãe. Perseguida por um dos atacantes, esta misteriosa mulher manterá o comissário na corda bamba, tanto a nível pessoal como profissional. Digno herdeiro de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, com uma costela de Philip Marlowe, o comandante é um mestre na arte de bem investigar, mas este caso revela-se uma manipulação com requintes de vingança pessoal.
Como habitualmente acontece na escrita de Lemaitre, as aparências enganam, e Camille acabará por compreender que é vítima de uma intriga que remonta ao passado, vendo-se obrigado a recorrer a todos os expedientes e mais algum para descobrir o responsável, bem como as razões que motivam o enigmático assassino.

«Lemaitre eleva o género negro a um nível que raramente se encontra: o lugar onde mora a literatura.» Le Figaro Magazine

«Um excelente escritor de livros de suspense.» Stephen King

«Lemaitre é um autor imprescindível no panorama literário atual. […] A cicatriz do mal é um romance de ação vibrante, visualmente perfeito.» El Periódico de Catalunya

Sem comentários: