terça-feira, 17 de outubro de 2017

«Cães de Caça», de Jørn Lier Horst

Editora: Dom Quixote
Data de publicação: Maio 2017
N.º de páginas: 352

Jørn Lier Horst (n. 1970) é considerado um dos principais escritores de policiais da Noruega. Em 2013 abandonou a carreira na polícia para se dedicar à escrita a tempo inteiro. Depois de Fechada Para o Inverno, lançado pelas Edições Dom Quixote no Verão passado, Cães de Caça, o oitavo título de uma série de sucesso que tem como protagonista o detective William Wisting, está já disponível nas livrarias. Esta obra originalmente publicada em 2012 foi já distinguida com inúmeros prémios. A tradução para português deste tríler esteve a cargo de João Reis.
Cecilia Linde tinha vinte anos quando foi assassinada há 17 anos, na Noruega. Esse homicídio ficou marcado como um dos mais mediáticos dessa altura, e teve William Wisting como detective responsável pelo caso. Aos 52 anos, este polícia honesto e competente, com largos anos de experiência, é afastado das suas funções de inspector-chefe no Departamento de Investigação Criminal da Polícia de Larvok, após ser acusado de forjar uma prova de ADN que levara à condenação de Rudolf Haglund, o homem a quem Wisting responsabilizou pelo homicídio da jovem. Este saiu da prisão há poucos meses, reabriu o caso e quer que a sua inocência seja apurada.
Na costa sudoeste da Noruega, na actualidade, uma outra rapariga (Linnea) é dada como desaparecida, e as parecenças com o caso de Cecilia e com um outro ocorrido um ano antes da sua morte (o de Ellen), é evidente. Mas ninguém repara nisso…
O que terão as mortes das três jovens em comum? Terão sido assassinadas por um único seriel killer? O detective William Wisting conseguirá provar a sua inocência e encontrar outras provas que recriminem Rudolf Haglund? Estas são algumas das perguntas que só têm resposta nas derradeiras páginas deste tríler, cujo enredo o autor norueguês soube trabalhar de maneira muito hábil. Os capítulos serem curtos e o nível de suspense ir aumentando gradualmente ajudam muito para que Cães de Caça seja uma leitura desafiante e prazerosa.
Em relação ao título do livro, os "cães" não são os melhores amigos do homem, mas sim uma alusão à polícia, que por vezes, no intuito obstinado de encontrar forçosamente um suspeito de um crime, foca-se unicamente num “alvo”: «[cães de caça] Era o que ele e os seus colegas tinham sido. Uma matilha de cães na perseguição de um assassino. Rudolf Haglund era o homem que tinham apanhado. Porém, como quaisquer outros cães de caça, tinham seguido o odor mais intenso sem avançarem mais.» (p. 183)
Referir que a nota introdutória desta edição portuguesa, ao enquadrar o leitor sobre as características e percurso profissional do detective-protagonista, o autor e esta sua série (visto que esta é a oitava história), ajuda imenso a percebermos melhor a acção e os personagens.

Sem comentários: