quarta-feira, 18 de outubro de 2017

«Longevidade com Felicidade», o novo livro do psicoterapeuta Américo Baptista

Depois de publicar em 2016 O Futuro da Psicoterapia, a Pergaminho faz chegar aos leitores que interessam-se por temáticas sobre psicologia e bem-estar, um novo livro de Américo Baptista. Licenciado em Psicologia e Doutorado em Ciências Biomédicas, Américo Baptista dedica actualmente o seu interesse clínico e investigação às emoções, ao desenvolvimento emocional, à resiliência, à promoção do bem-estar, à felicidade e qualidade de vida, ao tratamento das perturbações emocionais e à sua prevenção. É autor também dos livros O Poder das Emoções Positivas e Aprender a Ser Feliz (Pactor).

Sinopse
A Demografia não engana: vivemos numa sociedade ao mesmo tempo obcecada pela juventude… e em marcado envelhecimento! A longevidade não é uma utopia: já foi atingida. A população com mais de 65 anos não para de aumentar, bem como a esperança média de vida. Por isso, levanta-se a pergunta fulcral: esta longevidade é de qualidade? Que tipo de vida se vive nestas décadas extra após os 65 anos?
Infelizmente, a resposta nem sempre é positiva. As conotações negativas do envelhecimento - visto como um processo irreversível de declínio físico e cognitivo - resultam muitas vezes em situações de depressão. Contudo, o potencial para uma saúde mental plena é significativamente superior depois dos 65 anos. O que falta para que este potencial se concretize? Uma mudança de mentalidades e um plano de ação.
O psicoterapeuta Américo Baptista apresenta, neste livro, os resultados de um trabalho e uma investigação prolongados na área da saúde mental na chamada terceira idade e apresenta um projeto acessível para desenvolver uma psicologia positiva nesta fase da vida.

Sem comentários: