quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Livro de Jacques Peretti revela os bastidores dos negócios secretos que estão a mudar o mundo

A Self Editora publicou a 15 deste mês Done! Negócio Fechado, um livro de Jacques Peretti, repórter da BBC, jornalista no The Guardian, Wired e Huffington Post e realizador premiado de alguns dos mais controversos documentários.
Em Done! Negócio Fechado, de forma pormenorizada, ficamos a conhecer os bastidores das grandes indústrias mundiais. Na obra, são abordados temas pertinentes da atualidade: os paraísos fiscais, a indústria dos medicamentos, a indústria alimentar e as empresas que dominam o mundo da tecnologia.

Sinopse
E se a forma como entendemos o mundo está errada? E se não forem os políticos e os acontecimentos que moldam as nossas vidas, mas sim os negócios secretos feitos por pessoas de quem nunca ouvimos falar?
Este livro conta a história dos negócios secretos que estão a mudar o nosso mundo, a revolucionar tudo o que fazemos, incluindo o nosso dinheiro, a comida que comemos, o que compramos, e os medicamentos que tomamos para recuperar a saúde. Estes negócios nunca aparecem nas notícias: são feitos em altos conselhos de administração, nos campos de golfe, e em carros de luxo, cada um deles selado com um aperto de mão.

«Estes negócios não aconteceram por acaso. Foram acordos altamente negociados e foram puramente decisões de negócios, tomadas por pessoas que reconfiguraram as nossas vidas com uma simples e brilhante ideia: inventar um problema e depois vender a sua solução.» − Jacques Peretti
Excerto
«Em 2014, entrámos num novo mundo. Aconteceu sem pompa, sem cobertura televisiva, sem pico de cotações em Wall Street e sem sequer ter sido uma referência viral no Twitter. Pela primeira vez na História, os pagamentos com cartão e com tecnologias sem contacto superaram as transações em numerário.
Em 2025, nem os traficantes de droga aceitarão numerário. A Coreia do Sul planeia eliminar por completo o numerário até 2020. Na Suécia, o país europeu a eliminar mais rapidamente o numerário, os artistas de rua usam máquinas de pagamento sem fios. Uma nova aplicação, BuSK, permite aos londrinos fazerem a mesma coisa. Na Holanda, um casaco desenvolvido para os sem‑abrigo permite às pessoas darem esmola passando‑lhes o cartão pela manga.
Ter dinheiro físico na mão, um sistema de pagamento que surgiu seiscentos anos antes do nascimento de Cristo, aproxima‑se do fim. Tim Cook, o CEO da Apple afirma que a próxima geração "nem sequer saberá o que era o numerário".» (p. 15)

Sem comentários: