domingo, 5 de novembro de 2017

Nova adapatação cinematográfica de «Um Crime no Expresso do Oriente», de Agatha Christie


Um Crime no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express) é um dos romances policiais mais conhecidos e lidos de Agatha Christie. A obra, um dos títulos mais emblemáticos daquela que é considerada a Rainha do Crime, foi publicada pela primeira vez no Reino Unido em 1934. Desde então têm sido várias as adaptações cinematográficas para TV e cinema. A mais recente, estreia nas salas portuguesas a 9 de Novembro e tem um elenco de luxo: Penelope Cruz, Johnny Depp e Michelle Pfeiffer são algumas das estrelas que participam no filme realizado por Kenneth Branagh, que interpreta também na tela o famoso detective Poirot.

Eis a sinopse do livro, que agora as Edições Asa relançam com uma capa alusiva ao filme:
Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio está surpreendentemente cheio de passageiros. A manhã seguinte vai começar da pior maneira. Embora o nevão tivesse isolado o comboio, impedindo quaisquer movimentações, um dos passageiros foi assassinado durante a noite.
Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais espantosos de toda a sua carreira. É que existem inúmeras pistas e outros tantos suspeitos, sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para mais, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso… de uma maneira a todos os títulos surpreendente!