sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

«Há um Tigre no Jardim», de Lizzy Stewart

Editora: Fábula
Data de publicação: Nov. de 2017
N.º de páginas: 40
Nora está aborrecida em casa da avó. Ao aperceber-se que a neta está entediada de brincar e pintar desenhos, ela diz-lhe que existe um tigre no jardim da casa: «Pareceu-me ver lá um tigre, esta manhã». Mas Nora acha-se já muito crescida para cair na artimanha da avó. Mesmo assim, para provar que não existe tigre nenhum — afinal, todos sabem que os tigres vivem apenas na selva, não em jardins —, ela decide procurá-lo.
Acompanhada por Rafa, a sua girafa de peluche, assim que Nora inicia a sua visita ao jardim repleto de plantas, arbustos e muita vegetação, ela descobre um mundo que nunca havera imaginado onde habitam, entre outros, libelinhas gigantes e ursos-polares.
Deslumbrada com esse novo universo encantatório, Nora deixa a sua imaginação divagar e dá de caras com um vulto alaranjado, que lhe sussurra: «Se tu acreditares em mim, talvez eu exista de verdade».
Há um Tigre no Jardim é o livro que venceu a edição de 2017 do prestigiado prémio Waterstones para Melhor Livro Ilustrado. Depois de publicar o livro vencedor de 2016 desta mesma categoria, O Urso e o Piano, o Grupo 20|20, através da chancela Fábula, faz chegar agora aos leitores amantes de histórias ilustradas, este álbum encantador. A relação de carinho entre avós-netos é bem explorada nesta história, não só através do texto pleno de metáforas e simbolismo, mas também, e principalmente, por meio de lustrações coloridas, vívidas e dinâmicas, que fomentam a imaginação de qualquer criança (e adulto).
Há um Tigre no Jardim é a primeira obra infanto-juvenil da ilustradora e artista plástica Lizzy Stewart, que já anunciou o título do seu próximo livro: Juniper Jupiter, a ser publicado em Março do próximo ano.
Uma nota especial para um dos grandes atrativos deste álbum ilustrado: além da capa estar muito bem conseguida visualmente, ela apresenta relevos em algumas partes das figuras e vegetação da ilustração estampada; uma verdadeira tela interativa. Este livro é realmente um regalo para os sentidos.

1 comentário:

Lúcia Brandão disse...

Que capa maravilhosa! Dá logo vontade de ler :)