quinta-feira, 19 de abril de 2018

Livro inédito de Herberto Helder é lançado pela Porto Editora

A Porto Editora irá publicar a 4 de Maio em minúsculas, livro que compila crónicas e reportagens de Herberto Helder em Angola. Esta é uma obra com investigação, digitalização, transcrição, revisão e seleção a cargo de Daniel Oliveira, Diana Pimentel e Raquel Gonçalves.

Todos os textos reunidos em minúsculas foram publicados no NotíciaSemanário Ilustrado, quando Herberto Helder viveu em Luanda, e correspondem a pouco mais de um ano de colaboração – entre abril de 1971 e junho de 1972.

«Se perguntassem a Herberto Helder se alguma vez foi jornalista é possível que respondesse, com um sorriso irónico ou até alguma irritação, que não. Diria, talvez, que escreveu no Notícia para poder viver em Angola. Assim como antes escrevera em jornais da metrópole por “coisas de dinheiros”. E se olharmos para o jornalismo que quotidianamente era e é feito é justo dar-lhe razão. Recusa a impessoalidade competente, foge da narrativa de consumo confortável, não se compartimenta em géneros com as suas respetivas receitas e sorri de quase tudo que é o que quase tudo merece. Conta-nos quase tudo como se fosse a primeira vez que vê e que a coisa é vista, com uma virgindade nada inocente. Herberto Helder não foi jornalista porque foi sempre outra coisa qualquer.» (Do Prefácio de Daniel Oliveira)
 www.portoeditora.pt 

Sem comentários: