quinta-feira, 18 de novembro de 2010

120 anos de Agatha Christie

Este ano comemora-se os 120 anos do nascimento de Agatha Christie
Biografia:
Agatha Christie, nascida Agatha Mary Clarissa Miller em 15 de Setembro de 1890, é a escritora com maior número de livros vendidos de todos os tempos, e divide com William Shakespeare o título de autor mais vendido de todos os gêneros. Seus 80 romances venderam 4 bilhões de cópias e foram traduzidos para 103 idiomas.


O sucesso de seus romances se deve à fórmula simples que ela usava: um assassinato abala o cenário pacífico de seus personagens, e a descoberta do culpado (e posterior punição) restaura a tranquilidade, criando a ilusão de que a razão humana pode compreender e resolver qualquer problema. 

Ela cria um enigma e apresenta a solução; isso tem um efeito catártico e tranquilizador nos leitores.

Agatha Christie criou dois dos mais famosos detetives da literatura, opostos em tudo: a simpática velhinha Miss Jane Marple, que com bisbilhotice discreta e curiosidade e lógica implacáveis, além de um excelente conhecimento da natureza humana, consegue desvendar os mistérios mais difíceis.

Com suas “pequeninas células cinzentas”, o detetive belga Hercule Poirot consegue resolver os crimes mais complexos. Apesar de pedante, meticuloso e perfeccionista, este é um personagem extremamente apreciado e, por incrível que pareça, simpático.



Seus livros foram adaptados para o cinema, TV, teatro, quadrinhos e video games. Poirot e Miss Marple foram interpretados por ótimos atores e atrizes, como David Suchet, Albert Finney, Peter Ustinov, Helen Hayes, Joan Hickson, Geraldine McEwan, Angela Lansbury e outros.


Para comemorar os 120 anos do nascimento da escritora, até o Google criou um logotipo especial.






Em 1971, a Rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire. Deixando para trás um legado universal celebrado em mais de cem línguas, a Rainha do Crime, ou Duquesa da Morte (como ela preferia ser apelidada), morreu em 12 de Janeiro de 1976. Em 2000, a 31st Bouchercon World Mistery Convention galardoou Agatha Christie com dois prémios: ela foi considerada a Melhor Autora de Livros Policiais do Século XX.


1 comentário:

cris disse...

Já há muito que não leio nada sobre A.C.
Passei por aqui e gostei do que vi...Continua!
Passa no meu cantinho também: http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
Boas leituras!