sábado, 15 de janeiro de 2011

Começar de novo - Andrew Mark

Sinopse:
Começar de Novo conta a história de um brilhante professor de física que, apesar de comandar a vida através de explicações racionais – sabe como os aviões voam, como funcionam as leis que regem o universo - não consegue enfrentar o desespero provocado pela trágica morte da sua mulher e os seus dois filhos.
Incapaz de lidar com o sentimento de perda, Jackson inicia uma viagem até Maine, onde conhece Olivia Faraday, uma sobrevivente como ele, que perdeu o marido. Depressa se apaixonam, mas com tanta dor, culpa e raiva que ambos carregam, a possibilidade de terem um final feliz é cada vez mais remota.
É um livro melancólico, por vezes depressivo, no qual se mostra aos leitores que apesar de não haver substituição para a perda humana, pode existir vida depois de um trauma, se permitirmos que ela continue e não nos afastarmos do mundo. Proporciona uma exploração lírica sobre a perda, exaltando o poder transformador do amor.


A minha opinião:
Começar de novo é um livro emocionante, que fala sobre a perda, o sofrimento, a vingança, a solidão e o perdão.
É um livro ao estilo de Nicholas Sparks, que narra uma história dramática onde o personagem principal, Jackson, vê-se envolvido num turbulhão de emoções.Sendo um professor de Física, ciência que busca a compreensão dos comportamentos naturais do Universo, após a perda da mulher e dos 2 filhos, retrai-se no seu eu, tentando compreender o porquê das perdas a que sofreu.


É de uma leitura "pesada", devido à melancolia a que transmite ao leitor.Não obstante, é uma prova de que uma vida pode sempre começar de novo...após um trauma.


"O brilho das estrelas é tornado tão evidente pela escuridão que as rodeia"

1 comentário:

Ana Isabel Pedroso disse...

Olá,

Este livro mostra-nos que se pode começar de novo...a vida continua e pode ser-se novamente feliz!

Bom domingo!