sábado, 22 de janeiro de 2011

Veronika decide morrer - O Livro e o Filme

Sinopse:
No dia 11 de Novembro de 1997, Veronika decidiu que havia - afinal! - chegado o momento de se matar.» É assim que começa o romance de Paulo Coelho. Veronika é uma jovem eslovena que decide suicidar-se, cansada que está da vida que leva. Salva no último instante, dá entrada num hospital psiquiátrico. Aí conhece Zedka, internada por depressão, transformada à custa do tratamento numa "mulher louca" e feliz; Mari, advogada que integra o grupo A Fraternidade, organizador de palestras sobre a meditação sufi, e parte para a Bósnia em missão humanitária em busca de aventura; Eduard, um jovem belo e rico que se faz passar por esquizofrénico; e o Dr. Igor, o psiquiatra do hospital. O autor, revelou ele próprio ter estado internado num hospital psiquiátrico, experiência que lhe valeu para a escrita desta obra.



A minha opinião sobre o livro:
Sabem quando entramos numa livraria, seja ela online ou não, e um livro nos escolhe, nos cativa, e mesmo não sendo um livro conhecido, este pede-nos para o levarmos para casa e depois fazem parte da nossa vida.
Este livro assim o foi.Há momentos nas nossas vidas em que estamos mais em baixo, por énes motivos, e um livro pode fazer mudar o nosso astral, isso também, todos nós sabemos.
Falando sobre o autor, Paulo Coelho, que é considerado um dos autores mais prestigiados de todo o mundo, sendo um dos autores preferidos de Madonna, por exemplo.
Tinha lido apenas 2 livros do autor, e não tinha ficado satisfeito com a leitura deles.Portanto, disse a mim próprio que já não leria mais nenhum da obra dele.Mas como já disse, este livro foi como um “chamamento”.
Foi de uma leitura viciante, e como é de poucas páginas, o que não quer dizer que não tenha muito conteúdo precioso!
Depois deste livro, continuo com a mesma opinião de não querer ler outro livro de Paulo Coelho, porque, simplesmente, deduzo que este seja o seu melhor.

“A consciência da morte anima-nos a viver mais”

Seja como a fonte que transborda, e não como o tanque, que contém sempre a mesma água”

No entanto, não sabia que tinha sido feito um filme em 2009, baseado neste livro.


Clica aqui para ver o Trailer

A minha opinião sobre o filme:
Muito bom, muito bom!!!
Embora o filme não seja a cópia exacta do livro, está muito bem adaptado e os actores principais são muito bons.
Com este filme e livro é inevitável a profunda constatação de que a barreira que separa o mundo real e o mundo da fantasia pode ser derrubada a qualquer instante.

Já imaginaram, por exemplo, porque é que o vosso teclado do computador, rege-se por essa ordem de letras? QWERT e não por outra combinação?Acham que isso foi fruto de estudo de engenheiros e tal?

Sabem que existe um relógio numa cidade da Europa que movimenta-se no sentido oposto dos ponteiros dos ditos relógios “normais”?

Quando pensamos que quando existe a diferença é sinal de anormalidade, estamos a ser ignorantes, pois quantos loucos, tais como Einstein, Bosh, Freud, Galileu Galilei foram injustamente difamados por tentarem serem diferentes, por invocarem que o mundo que rege-se pela normalidade tende-se a ser uma cópia de uns e dos outros!

5 comentários:

Anónimo disse...

OI min chamo Ivisson
Olha mano,eu ainda n li o livro + eu assisti o filme é gostei muito por ele mostra a realidade da vida,também lendo essas palavras eu li esse trecho “A consciência da morte anima-nos a viver mais” pior q e verdade. pow vei hoje em todo mundo as pessoas só vem o sentido da vida quando estão na pior,+ min diz o quer adianta a pessoa trabalhar tanto como 5,10 ou até 20anos sendo escravo da sociedade e n viver a vida,acho q foi o que aconteceu com Veronika e pode acontecer com qualquer hum, ela vai logo entra em depressão e vai querer se matar.acho que erra essa diferencia que Einstein, Bosh, Freud, Galileu Galilei queriam mostrar sobre a vida pois na verdade loucos somos nós por não entender esse significado de viver o amor
VALEU essas são minhas poucas palavras que eu posso dizer da vida,posso não ter passado por essas batalhas que a vida tem de nos mostrar,+ eu aproveito a vida de uma forma como se não houvesse o amanhã, mas claro melhor remédio para isso e estar com quem vc ama. :-)

Miguel Pestana disse...

Valeu Imisson
;)

Gisela Menicucci Bortoloso disse...

Não sou muito fã do Paulo Coelho. Não consigo ver "tudo isso" nas obras dele. Este realmente não foi dos meus livros preferidos. Não simpatizei com a Veronica, talvez não tenha entendido muito bem a depressão dela, achei que ela fez pouco caso da vida e isto é irreparável. Gostei dos outros personagens e pude entende-los melhor.
Gisela - Ler para divertir

Miguel Pestana disse...

Li 3 livros do Paulo Coelho. Os outros 2 não me deslumbraram, mas este "Veronika decide morrer" achei fantástico.

FLAMES (Mariana e Roberta) disse...

Gostei muito do livro, mas não fazia ideia que tinham feito o filme...vou ter de o ver!