quinta-feira, 1 de março de 2012

Wikileaks, Inimigo de Estado, de Holger Stark e Marcel Rosench

Editora: Livros Horizonte
Ano de Publicação: 2011
Nº de Páginas: 288
Este é um livro para o leitor que desconhece o termo Wikileaks. É também um livro destinado aos ávidos leitores que têm conhecimento da instituição secreta e que querem conhecer a raíz e crescimento da instituição, que é já rotulada de Inimigo de Estado.
O Weakleaks é responsável pela maior divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos da América, e outros países, dentre os quais Portugal.
Grande parte do livro relata a biografia de Julian Assange, um jornalista australiano que foi o fundador da instituição, e pela voz dos autores o relato ganha outra dimensão, pois eles próprios conheceram Assange, classificado por muitos como um ser «paranóico, sedento de poder e megalómano».
Histórias secretas, façanhas, revelações, ameaças e muito mais faz com que o Wikileaks seja detentor de alto poder que só a informação é capaz de provocar!
Este livro dá-nos uma visão profunda da organização que abalou inúmeras instituições em todo o mundo, em tão pouco espaço de tempo…e que pelos vistos continua provocando «mal-estares»…
São muitos os exemplos, dos inúmeros «casos secretos», que o Wikileaks pôs á disposição dos média mundial, através do site da instituição e que são divulgados pelo mundo inteiro. Basta fazer uma pesquisa num motor de busca e confirmar.
Um das «bombásticas» e cimeiras revelações do Wikileaks aconteceu em Outubro de 2010, em que a instituição publica e disponibiliza on-line 400 mil documentos secretos detalhando tortura na guerra do Iraque, em 2003.
Uma das últimas notícias que «veio ao de cima» é a informação de que Hugo Chávez tem apenas mais dois anos de vida:
«Hugo Chávez tem dois anos de vida. Na base da informação está um conjunto de emails divulgados pelo Wikileaks.
Os emails, agora tornados públicos, pertencem à empresa de segurança privada norte-americana, Stratfor Global Intelligence. Nos documentos, pode ler-se que os médicos russos e cubanos que atenderam o presidente venezuelano Hugo Chávez em Junho do ano passado, lhe deram entre um a dois anos de vida, antes de lhe retirarem um tumor…» [em 28-02-2012].
Um livro que prova que a junção de política, poder, ocultismo, secretismo, conspiração e tecnologia informática tornou possível - a uma escala sem precedentes – o extravio volumoso de factos e dados confidenciais.
Tudo leva a crer que a história do Wikileaks passará para as salas de cinema, tendo como realizador Steven Spielberg. Para já, a data de rodagem e estreia é indefinida.

2 comentários:

Teté disse...

Não tenho tanta certeza assim que Julian Assange seja esse paranóico que descrevem. Aliás, se ele anda escondido (ou mais ou menos) é devido às múltiplas ameaças de morte de que foi alvo! E também não acho que faça mal nenhum ao mundo conhecer os aspetos mais podres de governantes de todo o mundo, a começar pelos americanos, que implementaram tantas guerras com uma única motivação: o vil metal!

Mas pronto, será a opinião dos escritores do livro...

Miguel Pestana disse...

Uma coisa é dar a conhecer ao mundo as "falcatruas" dos politicos e governantes soberanos. Uma coisa completamente diferente é passar a barreira da privacidade individual de cada pessoa. Sim, porque a pessoa mais cruel, desprezível e corrupta, não deixa de ser um ser humano.

Dou-te o exemplo da notícia de alto cariz privado da doença de Hugo Chavez, que eles puseram online..