segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ouro do Inferno, de Eric Frattini

Editora: Porto Editora
Edição/reimpressão: 2012
Nº de Páginas: 448
Eric Frattini é autor de livros de temáticas controversas, que balançam entre factos reais e ficção. É ensaísta, romancista, conferencista, professor, especialista em política do Vaticano, analista político e escritor de televisão. Este Ouro do Inferno é um thriller histórico (segunda metade do séc. XX) que revela, num ritmo frenético, a rede internacional idealizada pelos nazistas para salvar as suas figuras de elite e para (tentar) ressuscitar o Quarto Reich.
Os protagonistas são os nazistas e egrégios membros eclesiásticos do Vaticano, que facilitaram a fuga [dos primeiros], em troca de ouro, de muito ouro.
Frattini faz ressurgir figuras históricas como o execrável Hitler, Martin Bormann (secretário pessoal de Hitler); Draganovic (funcionário dos Arquivos do Vaticano); Eva Braun (companheira de Hitler); Pio XII (Papa entre 1939-58); entre muitas outras personalidades de topo, responsáveis – directa ou indirectamente – pelo maior genocídio de que há memória: o Holocausto.
O autor descreve o contexto histórico com precisão e credibilidade, desvenda as maranhas e os métodos utilizados pelos protagonistas e coniventes, e descreve a fuga de Hitler e Eva Braun, optando por contar a versão de que a vida de Hitler foi mais extensa do que é conhecida, tendo sido um sósia dele a morrer em 1945. Relata o seu estado debilitado, a sua hipocondria, doença de Parkinson e envelhecimento precoce.
Londres, Itália, Suíça, Alemanha e Áustria são alguns países onde o leitor poderá visitar, ora numa página, ora noutra. O escritor junta neste triller de espionagem algo atípico em livros deste género: adágios, máximas, frases que provocam o nosso pensamento, e para este efeito, utiliza algumas das personagens do livro. Exemplifico: «Vingando-se, uma pessoa torna-se igual ao seu inimigo. Perdoando-lhe, mostra-se superior a ele.»; «Os homens estão sempre dispostos a bisbilhotar as vidas alheias, mas têm preguiça de se conhecer a si próprio e corrigir a sua própria vida.» O suspense é grande e constante, e só mesmo depois de terminar de ler a última frase do livro, é que a sua adrenalina volta ao estado normal. Os capítulos são breves e concisos. Uma nota positiva para a tradução sem falhas de Carlos Romão.
Eric Frattini explicou numa entrevista que o Ouro do Inferno é o que chama de «uma ficção plausível», e quem ler este livro comprovará.

5 comentários:

myra disse...

obrigada pela tua visita, e aqui acabo de ler, deve ser mto bom este livro!
um abraçO,

São disse...

Embora ainda não tenha lido o livro , já li vários outros deste autor.

Receio que tenha morte violenta.

Um Páscoa renovadora desejo

Anónimo disse...

Muchas gracias por tu comentario... En estos momentos me encuentro escribiendo la nueva novela que saldrá en España en 2012 y espero que en Portugal, en 2013.. Un abrazo y muchas gracias...
ERIC FRATTINI
www.ericfrattini.com
www.elorodemefisto.com

Miguel Pestana disse...

Mas que grande prazer ter o Eric Frattini a comentar aqui :)

Ficarei a aguardar o seu novo romance, sem dúvida!

Un abrazo, e obrigado por cá aparecer :) :)

Helena disse...

Este livro deve ser bastante interessante. Espero um dia ter oportunidade de o ler.