quinta-feira, 12 de abril de 2012

Se houvesse degraus na terra

Se houvesse degraus na terra e tivesse anéis o céu,
eu subiria os degraus e aos anéis me prenderia.
No céu podia tecer uma nuvem toda negra.
E que nevasse, e chovesse, e houvesse luz nas montanhas,
e à porta do meu amor o ouro se acumulasse.

Beijei uma boca vermelha e a minha boca tingiu-se,
levei um lenço à boca e o lenço fez-se vermelho.
Fui lavá-lo na ribeira e a água tornou-se rubra,
e a fímbria do mar, e o meio do mar,
e vermelhas se volveram as asas da águia
que desceu para beber,
e metade do sol e a lua inteira se tornaram vermelhas.

Maldito seja quem atirou uma maçã para o outro mundo.
Uma maçã, uma mantilha de ouro e uma espada de prata.
Correram os rapazes à procura da espada,
e as raparigas correram à procura da mantilha,
e correram, correram as crianças à procura da maçã.



Herberto Helder
in A Faca Não Corta o Fogo
Súmula & Inédita (2008)
Assírio e Alvim 

5 comentários:

Helena disse...

Não conhecia, obrigada pela partilha. Boa noite.

susemad disse...

Bonito!
Não conheço muito da obra poética de Herberto Helder, mas o livro de contos "Os Passos em volta", acho-o fabuloso.


Agora apenas como sugestão... Li no Quiproquó da Teté que não aprecias muito cinema francês. Olha que o cinema francês de há uns anos para cá é muito bom! Já viste "Le fabuleux destin d'Amélie Poulain" de Jean-Pierre Jeunet, "Pour un instant la liberté" de Arash T. Riahi, "Le Premier jour du reste de ta vie" de Rémi Bezançon, "L'amour, c'est mieux à deux" de Dominique Farrugia e Arnaud Lemort ou mais recentemente "De Vrais Mensonges" de Pierre Salvadori? Experimenta qualquer um deles e depois diz-me alguma coisa. ;)

Miguel Pestana disse...

Não. Não. Não. Não Não.

Não vi nenhum desses.

Obrigado pelas sugestões.
Le fabuleux destin d'Amélie Poulain eu quero ver. Já passou na tv várias vezes, mas não consegui ver ainda.

Miguel Pestana disse...

Obrigada eu Helena pela Sua partilha também :)

susemad disse...

Então espero ter a oportunidade de ter o teu feed-back sobre o filme, Miguel. ;)