sábado, 3 de novembro de 2012

Novidade Esfera do Caos: «Baía do Funchal – Dinâmicas Naturais e Antrópicas», de Raimundo Quintal e Nancy Policarpo

Um livro que ajuda a conhecer o passado e que apresenta sugestões para uma ocupação urbanística mais sustentável do litoral do Funchal.

Suportado por um texto que associa a riqueza informativa ao rigor científico e técnico, resultante nomeadamente da utilização das ferramentas dos sistemas de informação geográfica (SIG), este livro ultrapassa, afinal, as fronteiras da história e da ciência.Questionando, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental e das boas práticas do ordenamento do território, o impacto de alguns projetos urbanísticos implantados ou previstos — como por exemplo a construção de um novo cais de acostagem para navios de cruzeiro — ele é, também, um instrumento de intervenção cívica.

Raimundo Quintal (Funchal, 1954). Licenciado em Geografia e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de Lisboa. Vereador da Câmara Municipal do Funchal, com o Pelouro do Ambiente, Educação e Ciência, de 1994 a 2002. Entre os projetos de conservação da natureza, de requalificação paisagística e de educação ambiental que liderou, destacam-se a criação do Parque Ecológico do Funchal e o Galardão de Ouro das Cidades e Vilas Floridas da Europa. Fundador da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal e presidente da sua direção desde 2002. Consultor nas áreas da Ecologia e da Biogeografia do CEDRU (Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano). Investigador no Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Autor de livros e de numerosos artigos nas áreas da Ecologia, Biogeografia e Educação Ambiental. Autor e realizador de documentários sobre património natural e cultural, exibidos em televisões nacionais e internacionais. Em 2009 foi eleito pelos leitores do jornal Correio da Manhã como «Figura do Futuro na Área do Ambiente».

Nancy Policarpo (Londres, 1982). Licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Bolseira de Investigação no Centro de Estudos Geográficos.

Sem comentários: