segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Hero e Leandro, leituras de um mito (Novidade Livros Cotovia)


Hero e Leandro, leituras de um mito 
192 páginas

Coordenação de Maria Cristina Pimentel

O mito de Hero e Leandro é uma história de amor e de morte. Os protagonistas são Hero, sacerdotisa de Afrodite (Vénus para os Romanos), que habitava numa torre em Sesto, e Leandro, um jovem de grande beleza, natural de Abido. Habitavam em margens opostas do Helesponto (hoje, estreito de Dardanelos) e o seu amor não colhia a aprovação dos pais dela, nem a sua condição de consagrada ao culto lhe permitia o casamento. Mas, como o amor encontra sempre uma via para unir os que querem, todas as noites Leandro atravessava a nado o estreito para estar com a amada. Na travessia, era guiado por uma luz que Hero acendia no alto da torre em que morava. Numa noite de tempestade, porém, a luz apagou-se e ele não encontrou o caminho: as vagas arrojaram-no de encontro aos rochedos. No dia seguinte, quando o mar devolveu o corpo, Hero, incapaz de sobreviver sem o amado, precipit ou-se do alto do penhasco onde à noite o esperava. Ao longo dos séculos, este mito, na sua beleza trágica, tem seduzido inúmeros escritores, músicos e artistas plásticos.

MARIA CRISTINA PIMENTEL é professora catedrática da Faculdade de Letras de Lisboa e directora do Centro de Estudos Clássicos. Coordena as Áreas de Língua e de Literaturas Latinas. Publicou vários estudos sobre literatura e cultura clássica, com especial incidência em autores como Séneca, Marcial e Tácito, e integrou equipas de tradução de Propércio e Santo Agostinho.

MARINA DA COSTA CASTANHO frequentou a licenciatura e o mestrado em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde apresentou a dissertação Desencontros no amor: Hero e Leandro nas Heróides de Ovídio. É membro do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, colabora no projecto Santos e Milagres na Idade Média Portuguesa e é bolseira do projecto Corpus Lusitanorum De Pace.

MADALENA SIMÕES dedicou a "Hero e Leandro" de Museu a sua dissertação de mestrado em Estudos Clássicos pela Universidade de Lisboa (2007). De 2004 a 2012 foi Leitora do Instituto Camões nas Universidades de Hamburgo e de Rostock, na Alemanha. É investigadora do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Lisboa.

RUI CARVALHO HOMEM é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenador do CETAPS - Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies. Os seus principais interesses como docente e investigador incluem Shakespeare e o Renascimento inglês, literatura irlandesa, intermedialidade e tradução.



Sem comentários: