segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

QuidNovi: Apresentação do livro Isto Não É (Só) Matemática



A matemática nunca foi fácil. Pelo menos, era o que se dizia! Um papão para muitos; um enorme desafio para outros! A matemática é, porém, a base de qualquer ciência e a sua compreensão é uma enorme vantagem para o nosso quotidiano.
O texto apresenta-se como uma série de episódios, pequenos contos, alguns de drama intenso, outros de ação, outros de comédia quotidiana.
No conjunto relatam uma das aventuras mais extraordinárias na evolução humana, quer intelectual, quer social, quer tecnológica. É uma viagem que tem a pretensão de conseguir mudar a forma como o leitor vê o Mundo, ou pelo menos parte substancial dele.
Um livro de contos, de divulgação científica, banda desenhada ou um livro académico? Definitivamente, tudo isso. A matemática como nunca a viu!

«[Os Aibéos] conseguiram dar uma estranha espécie de sex-appeal à matemática mas, mais importante que isso, são pessoas inteligentes que perceberam que pelo humor é que vamos.»
Do prefácio de Nuno Markl

Alexandre Aibéo é licenciado em Astronomia, Mestre em Fundamentos e Aplicações da Mecânica de Fluidos, e doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto. É docente na Escola Superior de Tecnologia de Viseu, desenvolve trabalhos na área da Magneto-Hidrodinâmica aplicada ao Vento Solar. Foi vencedor da primeira edição do «FAMELAB - Comunicar Ciência» em Portugal. Nos tempos livres dedica-se à promoção da cultura científica, à bricolage, e ao crescente número de projetos do «fundo da gaveta.»

Pedro Aibéo é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto e em Arquitetura pela Universidade de Darmstadt, vive hoje entre Zurique e Bangalore como arquiteto sénior. É também músico, produtor de peças de teatro na Alemanha e estudante de Doutoramento em arte e arquitetura na Universidade de Helsínquia. Ganhou aqui e acolá uns prémios, incluindo o prémio alemão «Mengler» de Arquitetura. Tem trabalhado em vários países, de Oman ao México, em campos tão diversos como o jornalismo e artesanato de gaitas de foles. Resumindo: um inquieto…


Sem comentários: