quarta-feira, 20 de março de 2013

«A Vida Inútil de José Homem» é o primeiro romance de Marlene Ferraz, e foi a obra vencedora do Prémio Agustina Bessa-Luís 2012

O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís é um prémio literário instituído pela Estoril Sol em 2008, e atribuído anualmente a romances inéditos de escritores portugueses estreantes.
O nome do prémio é uma homenagem à escritora Agustina Bessa-Luís. Podem concorrer autores de até 35 anos, sem romances publicadas. O vencedor recebe 25 mil euros, além da publicação da obra pela editora Gradiva.

Eis os títulos e autores vencedores até à data:

2012 - A vida inútil de José Homem, de Marlene Ferraz
2011 - Trás-os-Montes, de Tiago Patrício
2010 - A cabeça de Séneca, de Paulo Bugalho
2009 - A casa-comboio, de Raquel Ochoa
2008 - Não houve premiação

O juri da última edição, a 5ª, do Prémio escolheu o romance A vida inútil de José Homem, de Marlene Ferraz. O livro chega agora às livrarias. Eis a sua ficha técnica:

 
A Vida Inútil de José Homem 
de Marlene Ferraz

Colecção: Gradiva
Páginas: 176
Ano de edição: 2013
ISBN: 978-989-616-518-5
Capa: Brochado (capa mole)

Sinopse
As idas à grande cidade para se libertar da herança dum pai coronel verticalmente duro e duma mãe extravagante e desligada fazem com que José Homem se sinta no bom caminho para uma morte sem memórias nem saudade.
Descrente no governo de deus e, sim, das circunstâncias, é por mão do padre que se vê obrigado a relacionar-se com um dos rapazes estrangeiros recebidos no orfanato, Antonino, mutilado na guerra civil de Angola, o que vem despertar em si um sopro inesperado de amor e vontade.
Marlene Ferraz, de 1979, tem os pés pousados em terras a norte. Com o ofício da psicologia, assume um enamoramento imprudente pela escrita.
Tem vindo a dedicar-se particularmente ao conto: «Na Terra dos Homens» (Prémio Miguel Torga 2008), «O Amargo das Laranjas» (Prémio Florêncio Terra 2008), «O Tempo do Senhor Blum e outros contos» (Prémio Afonso Duarte 2012), entre outros. A Vida Inútil de José Homem é o primeiro romance (Prémio Agustina Bessa-Luís 2012).

Sem comentários: