quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Novidades literárias da Quidnovi

Depois do sucesso de Rui Paula – Uma cozinha no Douro, aquele que é um dos mais prestigiados chefs portugueses volta a apresentar-nos algumas das suas receitas, num álbum que alia o profundo conhecimento do jornalista Paulo Garcias sobre a história e tradição gastronómica do Douro e do Porto, a sofisticada reinvenção da cozinha duriense de Rui Paula e as belíssimas fotografias de Nelson Garrido.
Muito mais do que um livro de cozinha, este álbum é uma celebração de uma região, de uma cultura e dos sentidos através da mesa.
Rui Paula - Uma Cozinha no Porto é uma das escolhas da semana de Marcelo Rebelo de Sousa.
O livro Rui Paula – Uma cozinha no Porto será apresentado no Palácio das Artes, no Porto, no dia 21 de Novembro, pelas 18h30.

A mesma questão que ocupava Demócrito na Grécia antiga permanence intemporal e viva nos debates contemporaneous: «estamos sós no Universo?». Esta é porventura a pergunta que há mais tempo perdura, suspensa no quadro das angústias humanas, ao longo das civilizações e culturas que se têm sucedido, uma após outra, no nosso planeta.
O trajeto que propomos nesta obra inicia-se na longínqua Grécia pré-socrática e desemboca nos contributos cosmopolitas que apostam na matematização do espaço e do tempo, antecedendo a construção do edifício mental das Luzes. De permeio, resta a longa travessia do tempo, imóvel e fechado, desde a Idade Média até aos sobressaltos de uma Renascença que redescobre a excelência do Homem e o (re)liga ao todo cósmico.

O livro de Joaquim Fernandes será apresentado na Fnac Norteshopping, no dia 21 de Novembro, pelas 21h30.

Mais do que uma biografia do rei D. Duarte (1391-1438), este livro providencia um retrato do homem, do escritor e do rei, mas também da corte e suas dinâmicas interpessoais. Uma obra vital para a compreensão da política e da sociedade portuguesa no dealbar do grande empreendimento que viriam a ser os Descobrimentos.
Margarida Garcez Ventura oferece-nos um panorama dos cinco anos do reinado de D. Duarte e desmonta a imagem, há muito prevalecente na historiografia portuguesa, de um rei de personalidade frágil e depressivo. Apresenta-nos, pelo contrário, o primogénito da «ínclita geração» como um político sensível e comprometido com o seu país e com o seu tempo, um homem culto, criativo e afectuoso

Agora que a poupança é a grande preocupação dos portugueses, Carla Borges apresenta uma série de dicas e de receitas para que todos possam comer melhor e de forma mais saudável fora de casa.
I Love Marmita revela-lhe uma série de pratos apetitosos, saudáveis e simples de preparar, respondendo assim à curiosidade e às necessidades de quem leva o almoço para o trabalho.
Um livro que o incita a criar um novo estilo de vida, ajudando-o a comer por menos dinheiro, mas com mais saúde e qualidade. 

Após um acidente de viação, o Gustavo descobre que herdou do avô um dom muito especial. As suas capacidades de ver e ouvir mais do que o comum dos mortais levam-no a Paris, onde, antes de morrer, o seu avô investigava o desaparecimento de uma rapariga.
Acompanhado pelo irmão Nuno, o Gustavo vai ajudar a resolver este misterioso caso e viver a sua primeira aventura como detetive psíquico. Depois disto, o rapaz pacato e bom aluno, louco por básquete, nunca mais será o mesmo.

Depois do sucesso da sua aventura em Paris, o Gustavo está determinado a manter em segredo as suas capacidades psíquicas e a voltar a ser um rapaz normal. Mas ele não pode ignorar o que vê e o que sente, muito menos quando é a Inês, a rapariga nova lá na escola, quem lhe pede ajuda.


Sem comentários: