quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

«O Enigma de Sagres», de Jorge M. Fazenda, vencedor da 2.ª edição do prémio literário BOOK.IT‏


Sinopse
E se houvesse um pacto secreto entre Hitler e Salazar?

Cádis, 1938.
Um navio português lança amarras no porto espanhol. Está ali em missão confidencial. Leva a bordo uma carga secreta. E leva também um oficial desconfiado, Eduardo, que contra ordens superiores desembarca numa cidade devastada pela guerra civil. Só consegue sair de lá vivo por milagre – e com a ajuda da bela Francisca.

Sagres, 1940
Eduardo retirou-se da marinha. Vive agora em Sagres, é lá que refaz a vida, como guardião do farol. A Europa está em guerra, mas Portugal insiste em ser neutral. E, naquele canto do mundo, nada parece importunar a sua paz… Até ao dia em que, mesmo à frente dos seus olhos, ao largo do Forte de Beliche, vê a torre negra de um submarino. E, pintada no metal, inequívoca, a cruz suástica dos nazis. Na Marinha todos tentam abafar o caso. Mas Eduardo é tão teimoso como desconfiado. Suspeita que talvez Salazar esteja a fazer um jogo duplo, e a trair a aliança histórica com os ingleses. E decide investigar, mesmo correndo o risco de pôr em perigo a mulher que ama… sobretudo quando a PIDE começa a apertar o cerco ao antigo marinheiro.
 
O Enigma de Sagres, a obra vencedora do Prémio Literário BOOK.IT 2013, é a brilhante estreia na ficção de Jorge M. Fazenda, um português que percorreu todo o mundo, mas que regressa sempre a Sagres. E é ali, no Sul de Portugal, que se desenrola um drama silencioso, e uma intriga internacional que pode alterar para sempre o curso da II Guerra Mundial…
E se um faroleiro de Sagres tivesse descoberto um pacto secreto entre Hitler e Salazar?

Jorge M. Fazenda, 65 anos, nascido em Lisboa, foi comissário de bordo da TAP. Durante anos conciliou os voos com a escrita, sobretudo em jornais e revistas, e dedicou-se também à política, sendo eleito, por duas vezes, presidente da junta de Alcorochel (freguesia do concelho de Torres Novas). Homem dos sete ofícios, com interesses que vão da música à pintura, passando pelo teatro e pela fotografia, publica agora o seu primeiro romance, Prémio Literário BOOK.IT 2013 – cujo cenário principal é Sagres.

Destinado a todos os residentes em Portugal continental e ilhas que nunca tenham editado nenhuma obra, o Prémio Literário BOOK.IT distingue anualmente, através da respectiva publicação, um texto inédito – romance, história de vida ou contos -, escrito em língua portuguesa. À edição deste ano do Prémio Literário BOOK.IT apresentaram-se 561 candidaturas, entre romances, novelas, histórias de vida, contos e poesia.

Nuno Nepomuceno, controlador de tráfego aéreo, sagrou-se o vencedor da primeira edição do prémio com a obra O Espião Português (crítica sobre o livro aqui), tendo este romance sido editado em livro igualmente pela ASA.
Os vencedores das duas edições do Prémio BOOK.IT têm em comum a ligação ao sector da aviação.

O livro O Enigma de Sagres, de Jorge M. Fazenda, está disponível nas lojas book.it e hipermercados Continente, Continente Modelo e Worten. Mais informações em www.bookit.pt

 

Sem comentários: