segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Clássico de J. D. Salinger, publicado pela Quetzal nesta semana


Nove Histórias
de J. D. Salinger
Género: Ficção
Tradução: José Lima
N.º de páginas: 216
Data de lançamento: 24 de Janeiro


Sinopse
Conjunto de histórias publicado pela primeira vez em 1953, considerado um dos melhores escritos em língua inglesa.

Inclui:
Um dia ideal para o peixe-banana
Pai torcido no Connecticut
Pouco antes da guerra com os esquimós
O homem que ri
Em baixo no bote
Para Esmé - com amor e sordidez
Linda boca e verdes meus olhos
A fase azul de De Daumier-Smith
Teddy 
 
«A escrita de J. D. Salinger é original, de primeira água, bela e grave. Aqui encontram-se nove dos seus contos, e outra das razões para serem tão interessantes, e tão poderosos quando considerados como um todo, é que são paradoxos. Vistos de fora são bastante divertidos: mas, por dentro, são sobre grandes mágoas e é isso que transmitem; e conseguem fazê-lo porque são puros. Todos os nove contos aparentam uma simplicidade encantadora, uma textura enganadoramente vaga, uma frescura e uma vivacidade que podem contribuir para surpreender o leitor, como se vê, por exemplo, no início do notável Para Esmé – com amor e sordidez.»
Eudora Welty
 
Escritor norte-americano, nascido em 1919, Jerome David Salinger, foi um símbolo da juventude norte-americana da década de 50, retratando-a e captando a sua linguagem, problemas e experiências. Filho de pai judeu e mãe católica irlandesa, aos dezoito anos teve a oportunidade de passar 5 meses na Europa. Quando regressou aos Estado Unidos, ingressou na Universidade de Nova Iorque e em 1939 inscreveu-se na disciplina de contos na Columbia University, cujo professor era Whit Burnett, fundador da revista Story Magazine.
Combateu na Segunda Guerra Mundial e esteve envolvido na invasão da Normandia.
Salinger é um dos grandes clássicos da literatura norte-americana sendo À Espera no Centeio, o seu livro mais conhecido e aquele que melhor revela a vida da rica burguesia nova-iorquina, o vazio social e os falsos valores encontrados pelos jovens da época. O seu realismo irónico encontra-se também em obras como Nine Stories (1953), Franny and Zooey (1961), Raise High the Roof Beam, Carpenters (1963) e For Esmé - With Love and Squalor (1986). É também autor de inúmeros contos, muitos deles publicados nas prestigiadas revistas Esquire e New Yorker

Sem comentários: