sábado, 24 de maio de 2014

«A Linguagem Corporal Revela o que as Palavras Escondem», de António Sacavém, Patryk Wezowski e Kasia Wezowski

Editora: Top Books
Data de Publicação: Março 2014
N.º de Páginas: 192

Não se pode julgar um livro pela capa. Todos os leitores mais cedo ou mais tarde vão chegar a esta conclusão. E as nossas expressões e linguagens corporais, será que revelam o que ou quem somos? Podem não detalhar a nossa personalidade, mas a análise dos nossos gestos, posturas, maneira de falar, atitudes, etc., num determinado momento, indicarão (a quem as souber interpretar) muito sobre o estado emocional em que nos encontramos. Muito da nossa linguagem corporal é inconsciente e no mundo actual, tão complexo e competitivo, a capacidade de comunicarmos com clareza, confiança e credibilidade é vital para o nosso sucesso pessoal e profissional.
Este livro com o selo da Top Books, está dividido em duas partes. Na primeira, a abordagem é sobre as microexpressões faciais e é da autoria de Patryk e Kasia Wezowski, fundadores do Center for Body Language International. Nos oito capítulos que compõem esta parte os autores definem e explicam quando se falou primeiramente sobre microexpressões. Ficamos a saber que em 1872 Charles Darwin foi o primeiro a alegar que as emoções são a chave para a sobrevivência da humanidade, que defendia que algumas de nossas expressões são resquícios herdados de antepassados primitivos, comuns tanto ao homem quanto a outros animais. São «sete emoções básicas se manifestam na face», salientam os dois especialistas, «raiva, nojo, medo, tristeza, felicidade, surpresa e desprezo». Depois passam a explicar e exemplificar através do uso de imagens as variações mais comuns das sete microexpressões, que designam ser «todas as expressões faciais que acontecem em menos de meio segundo». No capítulo 4 o leitor é informado sobre três técnicas básicas e simples para reconhecer as emoções (e mentiras) na face das outras pessoas. Respostas às seguintes questões, são encontradas no livro: O que surge primeiro: as emoções ou os pensamentos? Os recém-nascidos demonstram emoções? As pessoas extrovertidas são mais inteligentes? Antes de passarmos para a parte 2 deste manual práctico, somos informados sobre uma técnica, desenvolvida pelos dois autores, que baseia-se em «pressupostos» e que permite percepcionar mentiras.
O docente universitário, formador em coaching e trainer em Linguagem Corporal, em Microexpressões e em PNL, António Sacavém, escreveu a segunda parte do livro dedicada à linguagem corporal. O especialista revela os gestos e «posturas poderosa» que revelam confiança e bem-estar, além de poderem alterar a nossa bioquímica em apenas dois minutos. O autor faz uma interpretação do que revela a linguagem corporal de alguns políticos e famosos, como Obama. Num dos capítulos finais podemos ler que a linguagem corporal de adolescentes poderá ser usada a favor, no combate ao bullying.
Numa época em que todas as vantagens contam — e as primeiras impressões são as que mais contam — este livro que nos ajuda a perceber que um pequeno gesto pode ter um grande impacto e que, por vezes, o nosso corpo não age de acordo com aquilo que verbalizamos. O livro está escrito de forma simples e objectiva, e é rico em ilustrações, sempre acompanhadas da respectiva tradução daquilo que as palavras omitiram mas o corpo revelou. Se pretende melhorar o impacto que a sua imagem tem nos outros e dominar algumas técnicas para desmascarar os mentirosos que o rodeiam A Linguagem Corporal Revela o que as Palavras Escondem é o livro ideal. O corpo não mente e os silêncios falam, mais do que julgamos.


Excertos:
«A face humana é um tipo de cartão-de-visita que revela informação muito mais importante do que simplesmente o seu número de telemóvel.» (p. 66)
«aquilo que manifestamos com o nosso corpo é, frequentemente, um reflexo do estado emocional em que nos encontramos.» (p. 149)

Outros livros sobre a temática:
A Linguagem do Corpo, de Philippe Turchet


5 comentários:

Arnaldo Santos disse...

Um livro que deveria ser lido por todas as pessoas, para se conhecerem melhor. Aconselho vivamente a lerem-no.

Daniela disse...

anciosa por ler este livro :)

DanielaMP disse...

Era mesmo de um livro assim que eu precisava! :o

Unknown disse...

Um livro que revela os segredos que o nosso corpo teima em mostrar, quando as nossas palavras querem fazer crer o contrário. De leitura obrigatória!

Luciana Carvalho disse...

Adoro este tipo de livro. Tão bom ler as pessoas desta forma...