sábado, 20 de junho de 2015

«Quem Tem Coragem?», de José Canita

Edição: Chiado Editora
Data 2.ª Edição: Abril 2015
N.º de Páginas: 266

Todos nos sentimos, bem mais do que gostaríamos, limitados e constrangidos por sentimentos negativos, que restringem o nosso potencial humano. Qual é esse potencial, de onde vem e como tirar partido dele? São estas as grandes questões a que José Canita dá resposta no livro de desenvolvimento pessoal Quem Tem Coragem?, um guia repleto de dicas úteis e fáceis de pôr em prática, que marca a sua estreia enquanto autor.
Ao chegar aos 50 anos de idade e após um acidente de viação ocorrido no Verão de 2014 o ter ‘abalado’ emocionalmente mais do que fisicamente, o engenheiro de profissão decide abandonar o cargo de director-geral numa empresa e levar uma vida mais frugal. A génese deste livro deu-se logo após o incidente que poderia ter posto a sua vida em perigo, diz José Canita em nota introdutória. Este seu ‘momento de despertar’, pode-se assim designar, foi o ‘clique’ que lhe faltava para iniciar um novo ciclo de empreendedorismo e de partilha de conhecimentos com os outros, que adquiriu empiricamente sobre temas como os seguintes: Felicidade, Sucesso, Resiliência e Coragem.
Dividido por 50 capítulos, em cada um é exposto um assunto em destaque, em torno do qual o autor se debruça, dando exemplos reais vividos pelo próprio, revelando sempre em cada situação, uma lição inspiradora para pôr em prática no quotidiano. Inclui também uma tabela com orientações resumo breves e de fácil apreensão, como a que consta no capítulo #11: «Saia constantemente da sua zona de conforto, para que possa tomar consciência dos seus limites.»
Descrevendo-se como uma pessoa «autoconfiante, visionária, criativa e empreendedora», José Canita testemunha também alguns dos reveses que ultrapassou, ao longo do seu percurso, como por exemplo o bullying, a violência doméstica, o excesso de peso e a ansiedade. Nestes ‘desabafos’, o tom com que o autor escreve revela-se íntimo e sincero, criando com o leitor uma aproximação, um elo de ligação, e muito conta para a criação desta interatividade autor-leitor, as perguntas retóricas que o formador e speaker lança ao longo dos seus testemunhos, fazendo com que o acto de reflectir nos acompanhe amiúde, página após página.
José Canita convidou 50 personalidades (maioritariamente portuguesas) de meios profissionais diferentes, como apresentadores de TV e rádio, directores de revistas e jornais, consultores, formadores e coaches motivacionais, CEO de empresas, professores, etc., para deixarem um 'Testemunho Coragem' relacionados com as suas áreas de actuação, para constar no livro. São exemplos os testemunhos de José de Almeida, Ana Teresa Penim, José de Vilhena, Alessandra Assad e João Catalão.
Este livro ajuda-nos a lidar com a mudança (oportunidade de crescimento), reduzir a vida agitada, é um exemplo claro de empreendedorismo e mostra-nos exactamente de que forma os nossos pensamentos criam o nosso pensamento. Publicado pela Chiado Editora em Fevereiro transacto, Quem Tem Coragem?, cuja 1.ª edição esgotou em apenas 3 semanas, é recomendável para pessoas que querem retirar mais de si próprias e das suas vidas; todos, qualquer que seja a sua posição social, e independentemente de se sentirem felizes ou não. Estudantes, empregados e desempregados, empreendedores e líderes de empresas, leitores com auto-estima debilitada e com níveis de stresse elevados: este livro pode mudar o vosso ânimo e servir de consulta propícia em momentos críticos, onde o factor coragem está estagnado. Quem Tem Coragem?, um instrumento prático e inspirador, tanto pode ser lido de uma assentada ou capítulo por capítulo, diariamente (para maior captação e interiorização). De salientar que para os leitores que costumam ler livros do género literário a que esta obra pertence, algum conteúdo do livro poderá não ser novidade.


Excerto
«Quando você tem um problema, pensa mais no problema do que na solução? Se sim, então, está no mau caminho.» (p. 163)

Sem comentários: