sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Livros que marcam a 'rentrée' das editoras do Grupo Presença

São dois os romances que a Jacarandá editora guardou para os leitores que vieram de férias. O primeiro, Também Isto Passará, é descrito pela crítica francesa como «um livro de uma profunda delicadeza. Maravilhoso e surpreendente.» (L’Est Republicain). O segundo é da autoria de um dos mais sofisticados e envolventes romancistas, A.D. Mille.
Consegues Imitar? Ão! Ão! Com Abas Grandes para Levantar e Consegues Imitar? Grau! Grau! Com Abas Grandes para Levantar, de Sebastien Braun, são alguns dos títulos para os mais pequenos, que chegam na próxima semana às livrarias.

A Marcador apostou para o mês de Setembro a publicação de quatro publicações não-ficcionais, com assuntos actuais como o estado Islâmico. O Pior Cenário Possível é um dos títulos que «ajudará os leitores a ultrapassar as crises do dia a dia» como ultrapassar um dos piores cenários para muitos casais: fazer férias com os sogros.

A Editorial Presença, além de vários livros infanto-juvenis, como Glamour - Aprende como ser Estilista de Desfiles!, Arte com Giz e Arte com Padrões, reservou para os leitores romances como Lila, que tem como cenário principal  a Grande Depressão americana. Já em Estação Onze, a autora Emily St. John Mandel conta-nos a história de um grupo de pessoas que «arriscam tudo em nome da arte e da sociedade humana após um acontecimento que abalou o mundo».

As novidades da Manuscrito editora ainda não conhecidas.



Também Isto Passará, de Milena Busquets
Quando Blanca era pequena, para a ajudar a ultrapassar a morte do pai, a sua mãe contou-lhe uma lenda chinesa. Uma lenda sobre um poderoso imperador que convocou os sábios e lhes pediu uma frase que se aplicasse a todas as situações possíveis. Depois de meses de deliberações, os sábios apresentaram uma proposta ao imperador: «Também isto passará.» E a mãe acrescentou: «A dor e a mágoa passarão, como passam a alegria e a felicidade.»
Agora morreu a mãe de Blanca, e este romance, que começa e termina num cemitério, fala da dor da perda, do peso dilacerante da ausência.
Milena Busquets transforma experiências pessoais em literatura e, partindo do íntimo, consegue criar um romance que rompe fronteiras. E fá-lo porque, através da história de Blanca e da doença e morte da sua mãe, através das relações com os amantes e as amigas, combinando prodigiosamente profundidade e leveza, fala-nos de temas universais: a dor e o amor, o medo e o desejo, a tristeza e a vontade de sorrir, a desolação e a beleza de uma paisagem em que se entrevê fugazmente a mãe falecida a passear junto ao mar, porque aqueles que amámos não podem simplesmente desaparecer.

Críticas de imprensa
«Uma Françoise Sagan contemporânea com a espontaneidade amarga e doce de Woody Allen.»
The Bookseller

«Também Isto Passará descreve o luto, mas aquilo que, do meu ponto de vista, torna este livro diferente e o destaca de outros romances é que o luto não resulta da perda de um amante, companheiro ou marido, mas da perda da mãe.»
La Vanguardia

«Um romance cujo tom ligeiro não passa de um hábil artifício literário para abordar todos os anseios humanos com desenvoltura mas simultaneamente profundidade e intensidade emocional.»
El Cultural

«Repleto de uma sabedoria subtil, de uma dose certa de humor misturado com ternura e, acima de tudo, é o primeiro retrato inteligente e imparcial de uma geração que até agora ainda não tinha encontrado a sua voz literária.»
Harper’s Bazaar

«Comovente. (...) A dor da perda mistura-se com o desejo irreprimível de desfrutar dos prazeres do verão. (...) Equilibrista de sentimentos, Milena Busquets traça, entre as linhas, o retrato de uma geração.»
Le Monde

«Um romance pleno de leveza que concilia os opostos. Muito pessoal, tem um apelo universal, divertido e comovente, na completa escuridão transmite a sensação inebriante de estar vivo.»
ELLE magazine France



O Casal Fiel, de A.D. Miller
Califórnia, 1993: Neil Collins e Adam Tayler, dois jovens britânicos prestes a atingir a idade adulta, conhecem-se num hostel em San Diego. Iniciam uma amizade que, embora platónica, parece tão inebriante como um romance; viajam juntos ao longo da costa, inofensivamente competitivos, inocentemente cúmplices, absorvidos um no outro. Durante um acampamento em Yosemite, desafiam-se a fazer coisas de que, anos mais tarde, se arrependerão desesperadamente.

O Casal Fiel confirma Miller como um dos mais sofisticados e envolventes romancistas - alguém que sabe contar uma excelente história, com um profundo sentido de complexidade moral. É um dom raro: escrever um romance literário que cative um público vasto e ao mesmo tempo tenha o potencial de vencer prémios.



Curso Urgente de Política para Gente Decente, de Juan Carlos Moneder
Atento ao sistema global de que dependemos, a partir da análisedos erros do passado e questionando uma realidade incómoda, Juan Carlos Monedero despe ostermos do debate social e propõe um diálogo aberto para repensar o modelo de sociedade. Não há uma saída individual e não há outra senão a coletiva. E a autoajuda coletiva chama-se política e pertence-nos. Há que ver, entre todos os horizontes concretos, para iluminar os caminhos de uma vida decente.

«Um dos mais brilhantes cientistas sociais europeus.»
Boaventura de Sousa Santos



O Pior Cenário Possível, de Joshua Piven e David Borgenicht
O Pior Cenário Possível ajudará os leitores a ultrapassar as crises do dia a dia, como:
-Sem papel higiénico na casa de banho pública;
-Estômago Ruidoso;
-Soluços;
-Disfarçar a nome da/do ex com nova tatuagem;
-Esconder piercingdos pais;
-Cocó de cão no sapato;
-Lidar com o engraçadinho do escritório;
-Silêncio embaraçoso no elevador;
-Vídeo sexual na internet;
-Férias conjuntas com os sogros;
-Amigo rouba namorada;
-Nada para dizer ao jantar na vida de casado;
-O seu cônjuge ressona;
-Disfarçar barriga de cerveja;
-Bebé faz cocó quando o tem ao colo;
-Escapar a uma multa;
-Não adormecer ao volante;
-Apanhado a olhar para uma desconhecida atraente.



O Livro das Perguntas, de Roman Tschappeler e Mikael Krogerus
616 perguntas provocadoras, estimulantes, reveladoras, desafiantes e esclarecedoras
Quem é a pessoa mais importante da sua vida?
Qual o item quenunca sai da sua lista de coisas a fazer, e porquê?
Considera-se uma pessoa bem-sucedida?
O que o levaria a tomar as ruas em protesto?
Como o descreveriam os seus amigos?
Quais os acontecimentos que mais o influenciaram?
Qual foi a melhor decisão que tomou?

O Livro das Decisões impôs-se como fenómeno global, tendo alcançado, em 2011, o sexto lugar no rankingdos livros de negócios mais vendidos em todo o mundo. Os seus autores estão de regresso, desta vez com perguntas compulsivas sobre os temas-chave das nossas vidas.
Este pequeno livro inclui todas as perguntas que você sempre quis fazer a outros -mas que nunca ousou fazer a si mesmo. O Livro das Perguntas vai pô-lo a pensar, vai fazê-lo rir -e vai ajudá-lo a saber mais sobre quem você é e sobre aqueles que o rodeiam.
Com ingredientes provocantes e esclarecidas sobre assuntos com que todos se identificam -das questões profissionais (trabalho e dinheiro) às pessoais (sexo e relações) -, pode ser usado como um diário, partilhado com um colega, com o parceiro ou um amigo. Aqui não há respostas certas e erradas -apenas honestas.



Jihadismo Global - Das Palavras aos Actos, de Felipe Manuel Pathe Duarte
AL-QAEDA, ESTADO ISLÂMICO E O IMPÉRIO DO TERROR
Este livro porá em causa as premissas que levaram a estas conclusões.A violência armada em nome do Jihadismo nãoé necessariamente uma manifestação violenta do Islão. Aliás, no que se reivindica há propósitos políticos e fórmulas seculares bem delineados. Para o comprimento dos objetivos está uma aplicação eficiente e instrumental da violência armada. Tudo isto é fruto de uma estratégia racional e de longo prazo. No fundo, trata-se de um livro sobre o pensamento estratégico do jihadismo global. E o objetivo foi ler o movimento para além das suas óbvias manifestações.
Video de apresentação da obra


Lila, de Marilynne Robinson
Uma obra literária sublime com uma intensidade rara e penetrante. Lila, de quatro ou cinco anos, vive negligenciada numa casa de emigrantes algures no Midwest, na década de 1920. Passa o tempo debaixo de uma mesa e quando não consegue conter o choro, mandam-na para fora de casa. Uma noite, Doll, uma jovem vagabunda de rosto desfigurado, decide levá-la consigo para longe. Ambas sobrevivem juntando-se a um grupo de nómadas em busca de trabalho pelos campos em pleno período da Grande Depressão americana.
Os anos passam até que Doll desaparece misteriosamente. Lila continua a deambular para sobreviver. Contudo, um dia para se abrigar da chuva entra numa igreja de uma pequena localidade na altura em que o reverendo John Awes proferia o seu sermão. A partir deste momento, assistimos a mudanças que marcarão para sempre a vida destes dois personagens.



A Longa Estrada para Casa, de Saroo Brierley
Saroo, de cinco anos, está numa estação de caminho de ferro, sozinho. Perdeu-se de Guddu, o irmão mais velho, que o acompanhava. Sem saber como regressar a casa, enfia-se num comboio acreditando que Guddu há de encontrá-lo. No dia seguinte, porém, vê-se nas perigosas ruas de Calcutá, por onde deambula durante semanas para sobreviver, só e sem qualquer documento, perante a indiferença da multidão. Acaba por ser acolhido num orfanato e, mais tarde, adotado por um casal australiano.
Embora feliz na Austrália, com a sua nova família, que em vão tenta esforçadamente conhecer as suas origens, Saroo nunca deixa de pensar na mãe e nos irmãos que ficaram a quase meio mundo de distância. Anos depois, passa horas a perscrutar imagens do Google Earth na esperança de localizar e identificar referências da sua aldeia que lhe permitam reencontrar amãe biológica. Uma história verídica, comovente e intensa, que já inspirou milhões de pessoas em todo o mundo.Um hino à esperança, ao poder dos sonhos e à coragem de nunca desistir.


Estação Onze, de Emily St. John Mandel
Estação Onze conta-nos a cativante história de um grupo de pessoas que arriscam tudo em nome da arte e da sociedade humana após um acontecimento que abalou o mundo. Kirsten Raymonde nunca esqueceu a noite em que teve início uma pandemia de gripe que veio a destruir, quase por completo, a humanidade.
Vinte anos depois, Kirsten é uma atriz de uma pequena trupe que se desloca por entre as comunidades dispersas de sobreviventes. No entanto, tudo irá mudar quando a trupe chega a St. Deborah by the Water. Um romance repleto de suspense e emoção que nos confronta com os estranhos acasos do destino que ligam os seus personagens.

Sem comentários: