sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Novidade editorial da SmartBook: «Políticas Públicas, Economia e Sociedade», de Paulo Neto e Maria Manuel Serrano

Contributos para a definição de políticas no período 2014-2020
Coordenação: Paulo Neto e Maria Manuel Serrano


N.º de páginas: 496 | Editora: SmartBook | Data de lançamento: 11/09/2015
Sobre a obra
Este livro tem como objetivo contribuir para o debate científico e técnico em torno dos processos de conceção, desenho, avaliação e monitorização de políticas públicas em Portugal, num momento em que se inicia o período de programação e financiamento comunitário 2014-2020. Pretende também ser um documento de suporte à reflexão sobre o processo de planeamento das funções e serviços do Estado, da administração pública central e regional, das autarquias e das empresas. Procurando contribuir para que a definição das políticas públicas e os processos de tomada de decisão sejam progressivamente mais eficientes e eficazes.

Trata-se de uma obra coletiva, que reúne mais de três dezenas de autores, que visa proporcionar uma leitura multidisciplinar e multissectorial sobre diversas políticas públicas. Os vinte textos que dão corpo ao livro conferem-lhe, simultaneamente, unidade e diversidade temática. A totalidade dos textos versa sobre políticas públicas, abordadas a partir da análise de um conjunto diversificado de subtemas, em que ganham especial destaque questões hoje centrais para esta temática, nomeadamente: a modernização do Estado e das autarquias, o papel e o lugar do território, a inovação e a internacionalização, o planeamento das cidades, o desenvolvimento rural e da agricultura, a saúde e a educação, o futuro da segurança social, o desafio da coesão territorial, o ambiente e a biodiversidade, a provisão de serviços coletivos, a prossecução de objetivos de especialização inteligente e o valor da responsabilidade social.

Colaboradores 
Adriano Pimpão, António Ferreira Gomes, Jorge Miguel Bravo, Margarida Chagas Lopes, António Oliveira das Neves, entre outros.
https://www.facebook.com/AmbitoCulturalElCorteInglesLisboa/photos/a.959016027473532.1073742204.125939294114547/959022717472863/?type=3&theater
Paulo Neto é doutorado em Economia pela Universidade de Évora e professor auxiliar com agregação no Departamento de Economia da Universidade de Évora. É coordenador da Unidade de Monitorização de Políticas Públicas (UMMP) da Universidade de Évora.

Maria Manuel Serrano é doutorada em Sociologia Económica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG/UL) e professora auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora.

Sem comentários: