terça-feira, 10 de novembro de 2015

As Edições Parsifal lançam livro que reune a biografia de 15 grandes Divas do Espectáculo em Portugal

As Grandes Divas do Século XX
de Luciano Reis
O livro
Nomes como Amália Rodrigues, Laura Alves, Milú, Beatriz Costa, Maria Matos ou Amélia Rey Colaço, entre muitas outras, marcaram definitivamente o mundo do espectáculo português ao longo do século XX.

Os rostos destas divas são-nos familiares desde sempre, algumas das suas míticas interpretações em filmes ou peças de teatro são ainda recordadas, as suas canções pertencem já ao património colectivo. Talentosas, bonitas, bem-sucedidas, pisaram com êxito os palcos e foram fonte de inspiração para gerações de mulheres. Rainhas do espectáculo que conquistaram multidões e corações, estas divas têm, no entanto, um lado menos conhecido: como qualquer mulher, tiveram sonhos e ambições, conheceram a ascensão e a queda, o reconhecimento e a solidão, acreditaram e viveram momentos de desânimo, sentiram invejas nos camarins, disputaram o estrelato, conheceram o amor e a traição. Contendo inúmeras imagens, algumas delas inéditas, As Grandes Divas do Século XX é um livro que nos permite conhecer a vida e a obra de algumas mulheres que marcaram o espectáculo e a sociedade nas últimas décadas.
O autor
Nasceu em 1954, no concelho de Pampilhosa da Serra. É licenciado em Gestão das Artes e frequentou o mestrado em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É também diplomado em Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema.
É formador de um alargado leque de disciplinas, principalmente nas áreas do Turismo, Património Cultural, Animação Cultural, Teatro, Produção ou Realização. Ligado há mais de quatro décadas a variadas artes do espectáculo, trabalha regularmente em projectos culturais, educativos e artísticos. É autor de cerca de 80 livros, distribuídos por áreas como a biografia, o teatro, o romance, ou a investigação histórica, entre outras.

Sem comentários: