quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Carlos Drummond de Andrade e João Tordo são os autores de duas novidades editoriais da Companhia das Letras

Além do novo livro de Ricardo Adolfo, Tóquio Vive Longe da Terra, são novidades da editora Companhia das Letras os livros Contos de Aprendiz, obra do consagrado autor brasileiro Carlos Drummond de Andrade, publicada originalmente em 1951, e O Paraíso Segundo Lars D., o novo romance de João Tordo, que surge no seguimento do seu livro anterior, O Luto de Elias Gro, que segundo o autor «vai recuperar as personagens do anterior mas num contexto atual.»
Sinopse
Contos de Aprendiz é a mais importante investida na prosa feita por Carlos Drummond de Andrade, grande nome da poesia brasileira, publicada quando o autor estava prestes a cumprir 50 anos.

Com uma sensibilidade ímpar, um fino sentido de humor e um certo tom de melancolia, Drummond compõe uma prosa moderna e docemente irónica, cuja preocupação central é o homem e o seu lugar no mundo em transformação.

Contos de Aprendiz regista os momentos de maior génio de um dos mais aclamados e admirados escritores de língua portuguesa do século XX.

Sinopse
Numa manhã de Inverno, Lars sai de casa e encontra uma jovem a dormir no seu carro. Ele é um escritor sexagenário e, poucas horas mais tarde, parte em viagem com a jovem deixando para trás um casamento de uma vida inteira e um romance inédito: O Luto de Elias Gro.

"A água faz o seu percurso sem os homens, (...). Se quer gotejar, goteja; abençoados somos porque ali está o divino. Só existe gotejar no silêncio. E o silêncio é o divino."

"As pessoas, sim, essas magoam-nos: são uma dádiva, mas também agravam a nossa ferida, escarafuncham nela e fazem-na sangrar."

"Ultimamente, tenho reparado nisto. (...) que entre o nosso corpo e as restantes coisas existe um espaço que julgamos vazio, mas que está cheio de uma matéria qualquer que é pó e mais do que pó, que é sombra e mais do que sombra."

Sem comentários: