sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Novos livros com a chancela da Paulus Editora

Os infinitos do amor, de José Luís Nunes Martins
De maneira profunda e sensível, o autor fala-nos da vida a fim de nos tirar da indiferença diante de temas fundamentais e questionadores.

São 53 reflexões tão simples quanto profundas, nas quais se assumem as grandes questões da existência humana como um problema pessoal a que cada um deve dar resposta. Não há neste livro soluções, fórmulas ou receitas mágicas. Há sim um conjunto de elementos que podem funcionar como bases para sentir e pensar melhor. Todas as ilustrações são originais e assumem um papel importante.
O amor, que se opõe ao egoísmo, move-nos para a perfeição. Abarca muitos infinitos, uns bons, outros desagradáveis e outros, muitos outros, difíceis de compreender… este livro é um desafio a um aperfeiçoamento íntimo.

Excerto
Quem apenas dá o que tem dá sempre pouco. Cada um de nós é muito mais do que aquilo que possui. Assim, mais do que dar o que temos, devemos dar o que somos.
Quem dá o que é irradia o bem da sua existência, semeia-se enquanto bondade… faz-se mais e melhor.
Há quem tenha tudo e não seja nada. Julgando que o seu valor está no que possui, exibe os seus bens como se fossem condecorações... desprezando não só o que é, mas, e ainda mais importante, o que poderia ser.
Quanto às coisas materiais, será melhor merecer o que não se tem do que ter o que não se merece… tal como é preferível ser credor do que devedor.
Nunca é bom depender do que não depende de nós.

Todas as crónicas de  Os infinitos do amor são ilustradas por Carlos Ribeiro.

Do mesmo autor: Amor, silêncios e tempestades; Filosofias; Via-Sacra para Crentes e Não-Crente.

Filhos da dúvida..., de Paulo Caetano
Filhos da dúvida transporta-nos a ideia de que a vida é uma sucessão de acontecimentos, onde em cada momento se edifica a sua história e em cada passo se constrói a eternidade. Mostra-nos que há pessoas que com o seu estilo de vida e com as naturais limitações são capazes de reiterar no fim da jornada aquilo a que se comprometeram no início. E, como consequência, verificamos que há pessoas que cometem erros por se instalarem no principal patamar da vida. Outras, sem medo, erram, porque, simplesmente, se põem a caminho! Esta caminhada é feita por duas personagens: Daniel e Samuel – Filhos da dúvida, que através de simples passagens bíblicas demonstram que as opções de vida influenciam, em muito, a travessia que fazem diariamente. Por outro lado, pretendem que as suas dúvidas de fé (e não só) – inevitáveis e legítimas –, sejam no final ultrapassadas, reforçando o seu relacionamento com Deus e consigo próprios. Daniel e Samuel conhecem-se desde o pouco tempo que a escola os juntou. São dois jovens muito próximos e com espírito muito determinado e confiante. Mas isso não os inibe de lidar frontalmente com a realidade e, à sua maneira, não fogem do espelho ou do confronto com as dúvidas. Pois a verdade é que nem sempre é fácil viver numa sociedade abstraída dos cânones da fé instituídos e na qual é preciso lidar diariamente com o preconceito, o isolamento e o egoísmo.

Do mesmo autor: O Desassossego do pensamento

Sem comentários: