segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Novos livros do Grupo BABEL, para crianças e adultos

História Crítica da Literatura Portuguesa
O Modernismo – Volume VIII
Sinopse
Com este volume, encerra-se a publicação dos nove títulos que compõem a História Crítica da Literatura Portuguesa, magnífica obra dirigida por Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, que ilustra o movimento da evolução da Literatura Portuguesa das origens até à atualidade, através de textos criteriosamente selecionados e introduções por especialistas de cada período. Este volume, dedicado ao Modernismo, está estruturado do seguinte modo: uma introdução ao período, geração ou autor estudado; uma extensa bibliografia passiva; textos doutrinários da autoria do escritor sobre que incide cada capítulo; textos críticos, selecionados de entre os mais ilustrativos, em relação ao autor, ao período ou à geração literária estudados.


História do Livro e Filologia
Sinopse
«O desenvolvimento dos estudos de História do Livro, nos últimos cinquenta anos, tem mostrado que a chamada Bibliografia Material recorre cada vez mais aos métodos próprios da filologia. Passar um texto para letra de fôrma é uma operação complexa, que tem não só múltiplas afinidades com o exercício da escrita manual mas também particularidades técnicas nem sempre familiares ao comum dos leitores, aos bibliógrafos e aos bibliófilos.»

Nesta obra são publicados os trabalhos dos últimos cinco anos apresentados em comunicações à Academia das Ciências; intervenções em diversos colóquios; homenagens e a «Última Lição» na Faculdade de Ciências Socias e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Todos elegem a História do Livro como campo operatório.

De salientar, ainda, o texto intitulado «Considerações sobre a Acta do Prémio “Antero de Quental” 1934) desaparecida durante oitenta anos» em que nos dá a conhecer a acta de atribuição do prémio à obra Mensagem, de Fernando Pessoa, uma peça que continuava inédita.


História Política da Cultura Escrita
Sinopse
Quais os usos políticos a que foi sujeita a produção escrita em Portugal e no império? Uma das respostas encontra-se na falta de autonomia das práticas de escrita em relação aos poderes políticos. Tal como se a lógica da escrita dependesse das operações de controlo dos poderes. Assim, os estudos aqui reunidos não só correspondem a algumas das principais mutações que caracterizaram a cultura escrita ao longo de vários séculos, como dão conta das formas diferentes de articular a escrita com os poderes que reivindicam a legitimidade da sua representação política.

Parte I: «Nobres e mecânicos de Quatrocentos e Quinhentos»;
Parte II: «Cultura popular e ilustrada no Antigo Regime»;
Parte III: «Campo literário, malditos e famélicos , séculos xix-xx»;
Parte IV: «Intelectuais e políticos em inícios do século xxi» e Parte V: Questões actuais de política universitária».

Outros títulos da colecção Presenças
Teatro da Vacuidade ou a impossibilidade de ser eu
Fernando Pessoa e Nietzsche
Discursos Vários Poéticos
T. S. Elliot e Ezra Pound
A ideia da Europa no pensamento português
O que é um escritor maldito?
Sobra Graça e Graciosidade
Aquilino – a escrita vital


A Escritora Vem à Minha Escola
de Margarida Fonseca Santos e Maria Teresa Maia Gonzalez
Sinopse
Quando Luísa Silveira regressa das férias de Natal e inicia o segundo período do 8.º ano, aguarda-a uma boa surpresa: a D.T. está a pensar convidar uma escritora para ir à escola e, pasme-se, essa escritora é a escritora PREFERIDA da Lu. Mas até o grande dia chegar, decorre um longo período de tempo. É necessário que a Luísa e os outros colegas fiquem a conhecer a obra da autora, além de escrever o convite, pensar nas perguntas a colocar no dia da visita, preparar a sua receção… Entretanto, muitas outras coisas acontecem dentro e fora da escola, dentro e fora da família - a Luísa não tem mãos a medir! Vem daí: ela conta-te tudo…



Jesus Vive na Rua
de Alexandre Honrado, Paulo Mendes Pinto e Dara Deer (ilustrações)
Sinopse
Um livro divertido, um livro sério, um livro para brincar, um livro para aprender. Para ler e jogar agora e guardar para toda a vida. Um livro para partilhar e descobrir o que é o cristianismo e o que representa no mundo em que vivemos. As diferenças que, afinal, não nos tornam assim tão diferentes. Numa época em que tanto se fala de religiões, esta é uma oportunidade de começar a entender o que cada uma delas significa.

Outro título da colecção Crer e Aprender
PSICOPATOS 2
de Miguel Montenegro
Sinopse
Segundo volume da coleção PSICOPATOS, que nos deixa no ar a questão: “Será que a paixão pode ser considerada uma doença mental? Se assim for, viva a loucura!” Com humor e inteligência, os PSICOPATOS questionam alguns dos dogmas e evidenciam algumas das contradições das “ciências” psicológicas. Parece que, afinal, patos somos todos nós!

«Os Psicopatos podem ser vistos como um manual de Psicologia em banda desenhada, leitura recomendada não só para estudantes de Psicologia e Psiquiatria, mas para todos quantos prezam a liberdade de pensamento.», do prefácio do Reitor do ISPA, Rui Oliveira.
Volume anterior: PSICOPATOS


Trema, O Deus da Tuerra - Feras e Heróis 29
de Adam Blade
Sinopse
O temível Trema jaz à espreita nas entranhas da Terra, apenas surgindo para se banquetear com as suas presas. Se Tom quiser derrotar esta Fera e acabar com a maldição que afeta Freya, a Mestra das Feras, não lhe resta outra escolha senão enfrentar o mundo inferior. Mas um choque terrível espera por ele à superfície… Embarca com Tom em mais uma aventura e descobre se também Tu serás capaz de sobreviver a esta nova Missão!


Amictus, A Rainha Inseto - Feras e Heróis 30
de Adam Blade
Sinopse
A Missão de Tom para libertar a Mestra das Feras leva-o a uma selva sufocante. Ali, ele terá de derrotar a manhosa Amictus. Mas que hipóteses tem o nosso herói contra a velocidade incrível desta Fera? E qual será o segredo que o seu pai e o Feiticeiro Aduro lhe escondem? Embarca com Tom em mais uma aventura e descobre se também Tu serás capaz de sobreviver a esta nova Missão!

Outra grande novidade da Guimarães Editores, do Grupo BABEL: 

Sem comentários: