domingo, 13 de março de 2016

«Os Pacientes de Freud», agora em edição de bolso, é uma das novas publicações das Edições Texto & Grafia


Os Pacientes de Freud
Destinos
de Mikkel Borch-Jacobsen

Título original: Les Patients de Freud. Destins
Tradução: Hélder Viçoso
Formato: 12 x 17 cm
Páginas: 248
Género: Psicanálise; Psicologia; Psiquiatria

Sinopse
São muito conhecidas as personagens que Freud descreveu nas suas narrativas de casos: Elisabeth von R., Dora, o Homem dos ratos, o Homem dos lobos; mas nada se conhece das pessoas reais que se escondem por detrás desses pseudónimos: Bertha Pappenheim, Ilona Weiss, Ida Bauer, Ernst Lanzer, Sergius Pankejeff. E que se sabe daqueles pacientes sobre os quais Freud escreveu pouco ou nada: Pauline Silberstein (que se suicidou atirando-se do cimo do imóvel do seu analista), Olga Hönig (a mãe do "pequeno Hans"), Elfriede Hirschfeld, Karl Mayreder, Viktor von Dirsztay, a herdeira lésbica Margarethe Csonka, o psicótico Carl Liebman, etc? 
Mikkel Borch-Jacobsen reconstitui com precisão as suas histórias - algumas com algo de cómico na tragédia imanente de quase todas - sempre impressionantes e comoventes. São, no total, 31 destinos que muitas vezes se cruzam, 31 retratos de pacientes desconhecidos até hoje, que nos ensinam mais sobre a prática clínica efetiva de Freud do que as suas narrativas de casos. E, em pano de fundo, todo um mundo que desapareceu, o da Viena do fim do Império austro-húngaro, que revive nostalgicamente diante de nós como um último passo de valsa.

Excerto do Preâmbulo
«No total, trinta e um retratos em miniatura, forçosamente incompletos, esboçados a partir dos documentos hoje acessíveis e sem conjeturar revelações que trarão no futuro aqueles que, devido à censura exercida pelos Arquivos Freud, ainda permanecem inacessíveis aos investigadores. (...) Quem procurar nestas histórias uma confirmação dad histórias freudianas arrisca-se, por conseguinte, a ficar muito dececionado, pois não encontrará o seu Freud, mas, em contrapartida, um outro, o Freud dos pacientes e do respetivo meio social.»

O autor
Mikkel Borch-Jacobsen (1951), é professor de Literatura Comparada e francês na Universidade de Washington em Seattle. Nascido de pais dinamarqueses, começou os estudos em França e emigrou para os Estados Unidos em 1986. É autor de vários trabalhos sobre a história e filosofia da psiquiatria, psicanálise e hipnose. A sua análise construtivista da coprodução de "fatos" psíquicos enfatiza a precisão de relatos históricos de transtornos mentais.

Público-alvo
Um livro destinado a todos os que se interessem pela Psicanálise, Psiquiatria ou Psicologia, mas também ao público em geral que tenha curiosidade em descobrir um pouco mais sobre alguns casos de Freud, pormenores só recentemente libertados pelos Arquivos de Freud.



O Exercício do Argumento
de Jean-Claude Carrière e Pascal Bonitzer
Formato: 15,5 x 23,5 cm
Páginas: 128
Género: Cinema, Argumento, Realização

Sinopse
Em 1990, Jean-Claude Carrière e Pascal Bonitzer que, como argumentistas profissionais, somam hoje, em conjunto, perto de 100 guiões, editam este Exercício do Argumento, constituído por reflexões a duas vozes, fruto das suas duplas experiências como profissionais e docentes. Conselhos práticos e sugestões de exercícios são algumas das linhas de orientação seguidas neste pequeno manual, com exemplos extraídos de obras e autores que qualquer neófito deverá ter em mente, desde Hitchcock a Antonioni, a Buñuel e Rohmer.
O que este livrinho precioso nos transmite além disso é, afinal, a essência do cinema como linguagem, como indústria, como arte; os textos que o compõem não abordam somente as questões ligadas ao argumento - a "história" que conduz ao filme - mas, de forma natural falam da magia que é a eterna sedução que a linguagem cinematográfica exerce junto do espectador há mais de 100 anos.

Os autores
Jean-Claude Carrière (1931) é um argumentista, escritor, ator e realizador francês de projeção mundial. Com formação académica em Letras e História, foi o seu encontro com Jacques Tati que o levou a profissionalizar-se como argumentista. Colaborador de Luis Buñuel durante duas décadas, trabalhou também com Louis Malle, Milos Forman, Jean-Luc Godard e recentemente com Michael Haneke. Recebeu o Oscar Honorário em 2015, em reconhecimento da sua carreira de argumentista.
Outro título de Jean-Claude Carrière publicado em Portugal: Nova tertúlia de Mentirosos (Editorial teorema, 2010).

Pascal Bonitzer (1946) é um argumentista, realizador e crítico de cinema francês. Licenciado em Filosofia, começa desde cedo a colaborar com os Cahiers du Cinéma, em 1969. Em 1986 é nomeado responsável pelo Departamento de Argumento da escola La Fémis. Como argumentista foi parceiro assíduo de realizadores como André Téchiné, Jacques Rivette, Raoul Ruiz e Chantal Akerman.

Público-alvo
Nos últimos anos tem-se afirmado com alguma projeção um conjunto de jovens cineastas e especialistas portugueses na área da criação cinematográfica cuja existência se deve, em grande parte, à disseminação dos estudos técnicos e artísticos pelos núcleos de ensino em Portugal. O público a que este livro se destina deve, assim, ser procurado nas faculdades e escolas politécnicas – e tantas são – que se dedicam ao ensino das artes do espetáculo. Há também um vasto público cinéfilo que tem sido fiel no acompanhamento da coleção Mimésis.



História da Moda
Da Idade Média aos nossos dias
de Giorgio Riello

Formato: 15,5 x 23,5 cm
Páginas: 152
Género: História, Moda, Indústria da Moda

Sinopse
«A moda é processo de individualização e socialização, e ao mesmo tempo meio de diferenciação entre nós e os outros;
• é também meio de representação usado para criar uma certa aparência, para podermos parecer diferentes daquilo que achamos ser;
• a moda não é só usada ou consumida, é também pensada, criada, produzida, publicitada e vendida;
• a moda é um instrumento através do qual o homem e a mulher se diferenciam;
• hoje pensamos na moda como uma arma das mulheres, mas tempos houve em que a moda foi mais importante para o homem do que para a mulher.»

Estas são algumas das abordagens que Giorgio Riello utiliza na elaboração desta História da Moda, um livro fascinante pela abertura que proporciona sobre a importância do fenómeno da moda no mundo contemporâneo.

O autor
Giorgio Riello é professor de História global na Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha. Foi professor convidado na Universidade de Stanford, na Australian National University, na École des Hautes Études en sciences sociales de Paris e no Instituto Universitário Europeu de Florença. É autor de numerosas publicações sobre a história da moda, do têxtil e do design na Europa e na Ásia; o seu livro A Foot in the Past, publicado em 2006 na Oxford University Press, foi finalista do History Today Book of the Year Award em 2007.

Público-alvo
Quer se trate do público em geral, curioso por saber os fundamentos dos seus hábitos e por poder fazer comparações transversais a várias épocas, quer se trate de estudantes e profissionais da área da moda ou de áreas relacionadas (Arte, Sociologia, História, Economia, Comunicação social, Cinema…), História da Moda visa um público muito vasto. Afinal, como afirma o autor, esta não é a história de quem faz moda, mas a de todos nós, que nela participamos. Este livro reúne todas as condições para confirmar, uma vez mais, que a temática da moda tem uma procura acima da média.
Outros títulos publicados recentemente pelas Edições Texto & Grafia

Sem comentários: