quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Novidades: «Panama Papers - A História de um Escândalo Mundial» e «Cartas por um Sonho»

Panama Papers
A História de um Escândalo Mundial
de Frederik Obermaier e Bastian Obermayer
Texto sinóptico
Tudo começou com uma mensagem anónima: «Interessado em dados? Partilho com prazer.» Bastian Obermayer, jornalista do Süddeutsche Zeitung, respondeu de imediato que sim. E começou a receber uma série de documentos que os deixaram a ele e ao seu colega Frederik Obermaier perplexos.

Ministros, presidentes, ditadores, xeques, emires, reis, gangsters, agentes secretos, os oficiais da FIFA, aristocratas, artistas, estrelas do futebol, bilionários... A fonte era anónimo, mas não os envolvidos. Para processar o grande volume de documentos que iam recebendo, os dois jornalistas reuniram uma rede mundial de repórteres de investigação. Durante quase um ano, cerca de 400 jornalistas de alguns dos meios de comunicação mais importantes do mundo têm trabalhado em sigilo absoluto para analisar os milhões dos dados recebidos. Documentos que lhe abriram uma janela num universo paralelo, hermético, onde são geridas — e muitas vezes desviadas e escondidas — enormes quantidades de dinheiro.

Esta é a história fascinante de uma investigação jornalística internacional, que revelou como uma pequena elite, que crê não ter que responder a ninguém, lida com grandes fortunas, livres de impostos. É como acender uma luz num quarto escuro — de repente, está tudo à vista.
«Essa história ainda vai a meio e para contá-la são necessárias evidências. Difíceis de arranjar. Por que é que o núcleo duro dos Espírito Santo haveria de canalizar dinheiro que, de uma forma indireta, foi parar a uma conta de um amigo próximo de um primeiro-ministro?» Micael Pereira, in prefácio



Cartas por um Sonho
de Ángeles Doñate
Texto sinóptico
O Inverno chega a Prvenir e traz com ele uma má notícia: a estação de correios vai fechar e o pessoal vai ser transferido para a cidade. Quem precisa de um carteiro num mundo onde já não se escrevem cartas?
A comunicação virtual chegou às montanhas e até Sara, a única carteira da aldeia, tem um namorado virtual. Rosa, vizinha e amiga de Sara, uma mulher de oitenta anos, vai arquitetar um plano para evitar que a carteira e os seus três filhos passem pelo sofrimento de se mudarem para a grande cidade. Vai criar uma corrente de cartas, em que todos os intervenientes são um elo muito importante, para provar que a estação de correios continua a ser muito importante para a aldeia.

Cartas por um Sonho é um livro comovente, encantador e cheio de ternura, onde, através da corrente de cartas, vão desfilando personagens do nosso quotidiano, todas elas com os seus sonhos, a sua história, mais ou menos triste, as suas frustrações.
Conhece aqui outros dois novos lançamentos do Penguin Random House, Grupo Editorial do qual fazem parte as Editoras Objectiva e Suma de Letras.

Sem comentários: