domingo, 18 de setembro de 2016

Livros de autores vencedores dos Prémios Nobel, Pulitzer e Camões, entre as novidades

Memórias de Uma Vida Consentida
de Helena Sacadura Cabral
Texto sinóptico
«Chegada a esta fase da minha vida, torna-se, enfim, possível falar de mim, sem qualquer artifício, numa tentativa de dar testemunho de que viver pode ser difícil, mas também pode ser uma prova de superação de nós próprios.»
Pela primeira vez, Helena Sacadura Cabral aceita abrir o seu baú de memórias. Numa história de vida que corre em paralelo com a de um país em transformação, estas memórias começam na infância, rodeada dos irmãos e dos primos, muito acarinhada por uma família grande e uns avós extremosos, e terminam quando, com um casamento soçobrado e dois filhos, Helena persegue o sonho de começar uma nova vida,
É, no fundo, a história de uma mulher que ousou abrir caminho num país em que isso não era garantido, que fez das muitas conquistas a motivação para continuar e transformou as vicissitudes em força renovada para seguir em frente.


Lavoura Arcaica
de Raduan Nassar
Texto sinóptico
Publicado em 1975, constituiu uma revelação e uma revolução, conquistando o estatuto de clássico da literatura brasileira.Para André, um jovem a crescer numa fazenda no Brasil, a vida é “a terra, o trigo, o pão, a mesa, a família.” O jovem ama a terra, teme o pai austero com os seus discursos beatos, e tem asco de si próprio, em virtude de certos sentimentos que começa a desenvolver pela irmã Ana.
Dividido entre o afecto desmedido da mãe e a severa autoridade do pai, André tem de escolher entre cumprir o modelo do filho pródigo ou ser a ovelha tresmalhada. Confrontado com a contingência de escolher entre o corpo e a alma, entre o dever filial e a liberdade, a única saída é deixar a casa de família, mas a culpa leva-a consigo. História familiar com ressonâncias bíblicas, em que se entrelaçam o novelesco, o lírico e uma alta carga sensual, Lavoura Arcaica é uma obra-chave da literatura de língua Portuguesa.


Pais Inteligentes Formam Sucessores, não Herdeiros
de Augusto Cury
Texto sinóptico
Quando nos tornamos pais, assumimos o compromisso de criar um indivíduo que levará a nossa herança para o mundo - não apenas a carga genética e os bens materiais, mas também, e principalmente, os nossos valores e a nossa cultura. Mas como podemos saber que estamos a fazer as escolhas certas na educação dos nossos filhos? A formação de sucessores é uma das áreas mais vitais da educação das mentes brilhantes. Neste livro, o prestigiado psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury aborda dois conceitos que dizem muito sobre a nova geração e o futuro das nações: herdeiros e sucessores. Por herdeiros, o autor designa todos aqueles jovens que vivem num constante despesismo imediato; não enriquecem nem cultivam os bens e conhecimentos que adquiriram dos seus pais ou mestres. Já os sucessores são aqueles que sabem transformar o que lhes foi transmitido e pensam a médio e a longo prazo. Os herdeiros vivem à sombra dos outros; os sucessores constroem o seu próprio legado.
Neste livro único e extremamente instrutivo, Augusto Cury apresenta um conjunto de técnicas para que pais, professores e líderes possam corrigir a rota da educação, se necessário, e saibam como preparar os jovens para serem sucessores, contribuindo para a construção de famílias e sociedades mais ricas e felizes.


Terra Abençoada
de Pearl S Buck
Texto sinóptico
No reinado do último imperador da China, uma criada casa com um homem humilde. Juntos dão início a uma família e encetam uma viagem épica, envolvente e inesquecível. O-lan é uma criada na maior casa da aldeia. Quando casa com Wang Lung, um humilde agricultor, labuta arduamente ao longo de quatro gravidezes pela sobrevivência da sua família. Ao princípio, as recompensas são poucas, mas o trabalho é fonte de esperança e há sustento na terra. Até a fome chegar e mudar a vida de todos. Tudo parece perdido, até que a boa sorte e a determinação de O-lan conjuram-se para os levar de volta a casa com uma riqueza inimaginável.

«Curiosamente, um dos aspectos que mais continuam a impressionar-me neste livro é o facto de a autora jamais formar juízos de valor sobre qualquer das situações nele descritas, sendo óbvio que pretendeu deixar ao leitor a capacidade de reagir segundo os seus próprios valores — de afecto ou de repúdio —, dependendo das circunstâncias.»
Helena Sacadura Cabral in prefácio 


Uma Estranheza em Mim
de Orhan Pamuk
Texto sinóptico
O novo romance de Orhan Pamuk combina uma história de amor marcante com um retrato muito pessoal de Istambul e das profundas mudanças aí ocorridas entre 1969 e 2012.

Mevlut viu-a apenas uma vez e foi o suficiente para se apaixonar. Após três anos de cartas enviadas em segredo, decidem fugir. A escuridão da noite auxilia a fuga mas a luz de um relâmpago revela um engano terrível que os marcará para sempre.
Chegados a Istambul, Mevlut decide aceitar, o seu destino seguindo os passos do pai. Todas as noites vende boza, uma bebida tradicional turca, esperando um dia enriquecer. Durante quatro décadas acompanhamos Mevlut pelas ruas de Istambul, o seu olhar face às alterações que ocorrem e as diferentes pessoas com quem se cruza.


Alguma Vez Tiveste Uma Família
de Bill Clegg
Texto sinóptico
O que faria se a sua família deixasse de existir?
Na manhã do casamento da filha, a casa de June Reid irrompe em chamas. De súbito, todos os que ama desaparecem. Fugindo da tragédia, desolada e sozinha, June encontra um motel à beira-mar, a centenas de quilómetros de casa. Sente-se devastada pelas memórias e pelo remorso em relação a Lolly, sua filha, e ao companheiro desta, Luke. Ao longo da recuperação dolorosa de June, percebemos como é possível lidar com o maior dos sofrimentos. Este romance conjuga várias vozes de personagens - a renegada mãe de Luke, as sempre atentas donas do motel, a empregada de limpeza, o adolescente que vive nas redondezas. Tocados pela tragédia, todos fazem parte de uma delicada teia de segredos.

Alguma Vez Tiveste Uma Família é uma história inesquecível que espelha o pior e o melhor da humanidade na perda e no amor, na culpa e na redenção. A essência desta história reside na família - os que connosco nascem e os que acolhemos - e na vontade de continuar a enfrentar a vida apesar de todas as adversidades.

Sem comentários: