quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

«O Rato que Cancelou o Natal», de Madeleine Cook e Samara Hardy

Data de publicação: Novembro de 2015
N.º de páginas: 32

Uma óptima história para crianças sobre um rato que teve um pequeno incidente durante o Natal, é o que nos propõe esta obra infantil publicada em português há cerca de um ano, cujo título original é The Mouse That Cancelled Christmas.
Certo Natal, quando o protagonista da história era pequeno, uma bola de enfeite de um pinheiro caiu-lhe na cabeça e, embora a fisicamente não tenha ficado muito magoado, a nível psicológico o seu pensamento sobre o Natal foi intensamente modificado. Para este ser demasiado consciente e receoso, o Natal passou a ser PERIGOSO!
Assim, nos dias seguintes, o rato muniu-se com excesso de zelo pela saúde e segurança dele e de todos os seus amigos, fazendo os possíveis para que a quadra festiva fosse cancelada: «Se não conseguem celebrar o Natal com cautela e juízo deixamos de o celebrar, e pronto.»
Enquanto os seus amigos da floresta Jingle Bell preparavam os enfeites e cantavam melodias natalícias, ele os alertava, de colete reflector, capacete de segurança, mala de primeiros socorros e fita isolante preta e amarela, sobre os hipotéticos perigos que desses festejos pudessem advir; por exemplo: «agulhas do pinheiro são afiadas demais», «luzes brilhantes demais».
Mas os seus amigos, o urso, a toupeira, o mocho e os coelhos, não deram ouvidos aos seus alertas constantes, pois estavam imbuídos pelo espírito natalício, e só perante um ultimato que estes lhe dirigiram, é que o rato preponderou o seu obsessivo objectivo de cancelar o Natal.
O Rato que Cancelou o Natal, da autora britânica Madeleine Cook, é uma história fácil para os mais pequenos compreenderem, além de que tem uma vertente lúdica muito saliente. A leitura desta obra potencia aos pré-leitores a contarem, a ficarem consciencializados com o habitat florestal e com os seres vivos animais e botânicos que coexistem nesse meio ambiente. Este livro infantil, o primeiro que Samara Hardy ilustrou, evoca o espírito de amizade e de Natal, e desperta habilidades sociais como a noção de equilíbrio e ponderação. O Rato que Cancelou o Natal, de forma divertida, poderá também desmistificar o receio que algumas crianças pequenas têm por toda a efusividade que faz parte inerente da época natalícia.
Saliento também as ilustrações detalhadas que preenchem a totalidade de muitas das 32 páginas desta obra, que são muito figurativas e coloridas essencialmente por tons azulados e verdes. A capa é também muito apelativa e tem o pormenor de ser acetinada onde existe a cor vermelho (no texto do título e bolas). Um livro com muitas atracções, portanto.

Sem comentários: