domingo, 15 de janeiro de 2017

Novo livro de Juan Gabriel Vásquez

Com tradução de Vasco Gato, A Forma das Ruínas, o novo romance do escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez, é publicado a 18 de Janeiro. Este livro foi vencedor do Prémio Casa da América Latina/Grupo Lena 2016 e segundo o Huffington Post, A Forma das Ruínas «é um grande romance, sem dúvida o melhor de Juan Gabriel Vásquez.»
Do mesmo autor, a Editora Alfaguara já publicou As Reputações e O Barulho das Coisas ao Cair.
Texto sinóptico
Carballo é um homem atormentado, em busca de sinais que lhe permitam destrinçar os mistérios de um passado pelo qual está obcecado. Depois de um encontro fortuito com este homem misterioso, Vásquez (sim, o próprio Juan Gabriel Vásquez, que aqui deixa cair a máscara) sente-se compelido a esmiuçar os segredos de uma vida alheia, ao mesmo tempo que se debate com os momentos mais obscuros do passado colombiano.
Uma leitura compulsiva e uma indagação magistral às verdades incertas de um país que ainda mal se conhece a si mesmo.
O romance começa assim: 
«Da última vez que o vi, Carlos Carballo estava a entrar laboriasamente numa carrinha da Polícia, as mãos algemadas atrás das costas e a cabeça afundada entre os ombros, enquanto uma legenda na parte de baixo do ecrã informava as razões da sua detenção: ter tentado roubar o fato de um político assassinado.»

Sem comentários: