segunda-feira, 24 de abril de 2017

Novo livro de Philippe Claudel: «A árvore dos Toraja»

A árvore dos Toraja é um romance sobre um cineasta que procura entender o lugar que a morte do seu melhor amigo ocupa na sua vida. Este novo livro de Philippe Claudel chega às livrarias a 27 de Abril com chancela da Sextante Editora.

Texto sinóptico
«O que são os vivos? À primeira vista tudo parece evidente. Estar com os vivos. Mas que significa isso, verdadeiramente, estar vivo? Quando respiro e caminho, quando como, quando sonho, estou inteiramente vivo? Quando sinto o calor doce de Elena estou mais vivo? Qual é o grau mais elevado de estar vivo?»
Um cineasta no meio da vida perde o seu melhor amigo e reflete sobre o papel que a morte ocupa na nossa existência. Entre duas mulheres maravilhosas, entre o presente e o passado, na memória dos rostos amados e na luz dos encontros inesperados, A árvore dos Toraja celebra as promessas da vida.

Críticas de imprensa
«A morte. A morte para melhor evocarmos a vida e os sentimentos que ela faz nascer em nós ao longo da nossa passagem pela terra.»
Valérie Trierweiler, Paris-Match

«No centro dos seus pensamentos livres, na origem do desassossego contra o qual ele luta, fica o acontecimento que é a morte, «a força que os homens têm de sobreviver», a faculdade de «aprender a morrer», na qual acreditavam Sócrates e Montaigne, a capacidade de continuar a viver após a morte do outro.»
Nathalie Crom, Télérama

2 comentários:

redonda disse...

Dele gostei muito do livro As almas cinzentas.
Vou procurar este novo livro.

Miguel Pestana disse...

Li também esse livro do autor. Foi o único dele até agora. Não me lembro se gostei da leitura ou não!