sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Novas publicações infanto-juvenis

O Grande Livro dos Insetos, de Yuval Zommer, é o 5.º livro da colecção «Meio palmo, palmo e meio», iniciada em Abril deste ano e cujos primeiros livros O livro com sono, O livro zangado, Como desenhar animais uma galinha e Porque tem a Arte tanta gente nua? estão já aconselhados nas listas de 2017 do Plano Nacional de Leitura. Esta obra publicada pela Editorial Bizâncio já está à venda, e a sinopse é a seguinte:

Os insetos têm medo do escuro?
Porque marcham as formigas em fila?
Um caracol anda muito devagar, mas é assim tão lento?

Encontra aqui as respostas para estas e tantas outras perguntas sobre insetos e outros bichinhos e diverte-te também a descobri-los nas imagens. Serás capaz de os localizar a todos?
Vais conhecer insetos de todo o mundo, a voar, a picar, a contorcer-se, e ficar a saber o modo como se alimentam, caçam e reproduzem.

Outra novidade infantil intitula-se Mais Um, com texto de Olalla González, ilustrações de Marc Taeger e selo da Kalandraka.

Do texto de apresentação:
Ternura, solidariedade, alegria, emoção – e uma surpresa final – são os sentimentos que pairam sobre esta história, plasmada
em ilustrações de traços definidos, linhas irregulares, esquemáticas, e aguarelas de tons suaves sobre fundo branco.
Destaca-se ainda a dicotomia entre as cenas todas a cor e outras monocromias onde se evidenciam os sonhos e os desejos de quem se prepara para ser o irmão mais velho.

Eis um excerto da obra, cujos aspectos a salientar são: família, irmãos, infância, brincadeiras; animais, natureza; o correr do tempo; conto acumulativo, estrutura repetitiva.
Um dia, o coelhinho olhou para a sua mãe.
– Mamã, estás muito gorducha! Queres ver que vais ter um bebé?
– É verdade, dentro de pouco tempo seremos mais.
– E quando é que ele vai nascer?
– Vai nascer quando já não conseguir ver os meus pés...

Pelas mãos da editora Livros Horizonte chegou também este mês às livrarias A Casa do Futuro, um livro único que tem como grande objetivo interagir com crianças e jovens, levando a temática da arquitetura, do urbanismo e do design a diversas idades e realidades. No livro, aproveitando o tema da arquitetura sustentável abordam-se os conceitos da arquitetura e do papel do arquiteto na construção da sociedade atual. A iniciativa deste livro nasceu no Gabinete FAJúnior, um projeto pedagógico de base científica e experimental da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Sinopse
Francisca é uma jovem arquiteta muito decidida e empenhada em tudo aquilo que faz. Mas um dia recebe uma mensangem estranha, que a deixa um pouco baralhada e indecisa… Uma família muito especial pede-lhe que faça o projeto de uma casa do futuro! Francisca procura a ajuda do grande arquiteto Serafim, que com a sua sabedoria e experiência a guia na resolução deste problema.

Sem comentários: