sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Novas publicações com o selo Gradiva

A Estrambótica Aventura do Senhor Martius von Gloeden
O Caçador de Orquídeas
de Carlos Roberto Loiola

Romance vencedor do Prémio Literário Carlos de Oliveira 2016. O júri refere que «a obra se distingue pela sua capacidade de efabulação e trabalho sobre a linguagem, que reproduz ficcionalmente o discurso, as superstições e a visão do mundo de um camponês (caipira) de Minas Gerais. Destaca-se a riqueza compositiva e narrativa do romance, ambientado no Brasil imperial».

Sinopse
1860. Londres havia sido sacudida pela apresentação da Teoria da Evolução das Espécies. Charles Darwin era considerado, no meio científico, «O Grande Charlatão».
Enquanto isso, na Academia de Ciências eram registadas centenas de nomes extravagantes, como Oncidium pubes, Maláxis pubéscens (que é coberto de pêlos), Maxillária porrécta (com ápice alongado), Epistéphium subrépens (que se introduz por baixo).
Estranhamente, todos estes nomes científicos invulgares designavam géneros ou espécies daquela que era considerada a mais erótica de todas as flores, a flor de Eros: a orquídea. Concluiu-se, portanto, que só poderia ser obra de Sir Martius von Gloeden.

Para o Infinito
Horizontes da Ciência
de Martin Rees

Sinopse
Uma das mentes científicas mais brilhantes do nosso tempo reflecte sobre o papel da ciência no século XXI a partir de conferências que fez para a BBC. A ciência é muitas vezes vista como um domínio obscuro e difícil, inacessível ao público em geral. Neste livro inspirador, Martin Rees advoga uma melhor comunicação entre investigadores e leigos.
Nos debates sobre saúde, energia, transportes e outras questões vitais, os cidadãos devem possuir noções de ciência, em vez de confiar nos especialistas e nos políticos. Rees diz-nos que para enfrentar os nossos maiores desafios – do crescimento populacional às alterações climáticas – é necessária uma perspectiva global e a longo prazo. Fala sobre descobertas futuras, além de explicar os limites da ciência, e relembra-nos que a ciência deve ser uma fonte de prazer e maravilha para toda a gente.


Mimi e o Marciano
de Korky Paul e Laura Owen

Sinopse
Ursos e ladrões,
pedalar aos trambolhões,
o Rogério na televisão
e um marciano no chão…

Quatro novas aventuras da Mimi, a simpática bruxa que tem cada vez mais fãs em Portugal. Ursinhos de peluche e ladrões na mesma história só podia dar confusão. Mas para a Mimi isso não é nada, comparado com andar numa superbicicleta com vontade própria. Estranho mesmo é o Rogério se armar em gato de televisão e, mais ainda, aquele ser esquisito que a Mimi vê aterrar na escola. Alguém sabe marcianês?

Clica aqui e conhece outros livros dos autores.

Outras novidades de Outubro, a cargo da Gradiva:
Um Futuro para o Socialismo Marxista, de John E. Roemer
Um Racismo Imaginário - Islamofobia e Culpabilidade, de Pascal Bruckner
Sinal de Vida, de José Rodrigues dos Santos

Sem comentários: