quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Sugestões de oferta de Natal para pequenos (e grandes) leitores

Dizem as editoras portuguesas que são nos últimos dois meses do ano que mais se vende livros. Parece que no Natal, oferecer um livro a alguém que estimamos, continua a ser um gesto que não passa de moda. Não é, por isso, de estranhar que nestes meses sejam editados um maior número de títulos, tanto para o público adulto como para os jovens e crianças.
Em seguida, estão os títulos de 15 livros infanto-juvenis que chegaram ou chegarão nas próximas semanas às livrarias, e que serão, com certeza, prendas natalícias de valor, para quem dá e para quem recebe.
Há Um Tigre no Jardim, de Lizzy Stewart (Ed. Fábula)
Quando a avó lhe diz que viu um tigre no jardim, a Nora acha que está demasiado crescida para acreditar nessas tontices. Afinal, toda a gente sabe que os tigres vivem na selva e não em jardins!
Até pode haver libelinhas do tamanho de pássaros, plantas que tentam comer girafas de peluche, ou um urso-polar que gosta de pescar?
Mas a Nora continua a ter a certeza, certezinha, de que é impossível existir um tigre no jardim... Ou será que existe mesmo?
Uma história que promove a imaginação e o gosto pela aventura! Vencedor do prémio Waterstones para Melhor Livro Ilustrado!


O Lápis Mágico de Malala, de Malala Yousafzai e Kerascoët (Ed. Presença)
A verdadeira história de uma menina que desejava um mundo melhor.
Quando Malala era ainda uma criança, no Paquistão, ela desejava ter um lápis mágico... Mas Malala cresceu e o mundo mudou, bem como os seus desejos. Em vez de um lápis mágico, Malala usa agora um lápis bem real para escrever. E os seus desejos começaram a realizar-se. Um livro inspirador.


As Mensagens do Papa Francisco Explicadas às Crianças, de Lucile Galliot, Bergamote e Olivier Mordefroid (Ed. Jacarandá)
Obra seleciona, ilustra e comenta 20 tweets do pontífice, explicando de forma simples tudo aquilo a que o Papa faz apelo: amar, orar, perdoar, cuidar dos mais frágeis e dos pobres... em resumo, construir um mundo melhor!


Os Cento e Um Dálmatas, de Dodie Smith e Steven Lenton (Ed. Fábula)
Um clássico infantil que conquistou gerações, adaptado a álbum ilustrado, com ilustrações ternurentas e cheias de pinta. Estes cachorrinhos valentes farão as delícias das crianças de hoje.


Allumette, de Tomi Ungerer (Ed. Kalandraka)
A menina dos fósforos, um conto clássico de Andersen, conhece uma dimensão especial nesta versão de Tomi Ungerer, datada de 1974, mas completamente actual. O autor coloca os leitores perante uma série de episódios, onde se destacam a expressividade da protagonista, Allumette, a sua sensibilidade, mas também a sua valentia e generosidade. Com o seu estilo muito peculiar, o autor difunde ainda uma boa dose de ternura, humor e amor ao longo das páginas deste álbum.


A horta do Simão, de Rocío Alejandro (Ed. Kalandraka)
O X Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, com texto e ilustrações de Rocío Alejandro, é um verdadeiro elogio ao trabalho coletivo, à convivência em harmonia e ao contacto com a natureza.


O Gigante Secreto do Avô, de David Lichtfield (Ed. Bookmile)
Divertida e ternurenta, esta é uma história GIGANTE sobre a amizade e a aceitação da diferença, que não vai deixar ficar ninguém indiferente. Do autor de O Urso e o Piano.


A Tartaruga Celeste e o menino que chorava música, de Sofia Fraga e Paulo Galindro (Ed. Minotauro)
De tempos a tempos, uma estrela cai do céu e vem cair na Terra; de tempos a tempos, uma tartaruga vem ao mundo sem a casa às costas e, de tempos a tempos, nasce uma criança que em vez de chorar canta. Tudo isto de tempos a tempos, mas e se, como que comandados por uma mão invisível, todos estes improváveis acontecessem exactamente à mesma hora, no mesmo minuto, ao bater da última badalada do relógio… ora aí estaria uma história que mereceria ser contada!


Os vencedores do Medo, de Célia Barreto (Ed. Minotauro)
Um livro capaz de dotar os mais novos dos requisitos necessários à compreensão de si mesmos, e de si na relação com os outros, é um primeiro passo de enorme importância que contribuirá para um crescimento mais equilibrado e para o sucesso na vida!


A Estrela do Mar, de Fernanda Ferreira Velez e Joana Soares (Ed. Cultura)
Um conjunto de histórias infantis perfeito para a biblioteca de todas as crianças. Este livro tem como protagonistas as irmãs Carlota e Carminho, e a mãe, Fernanda. Esta história original, é acompanhada de versões inéditas dos clássicos infantis «Branca de Neve e os Sete Anões» e «Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau». As ilustrações da utora do blogue "Violeta Cor de Rosa", enriquecem as páginas deste livro que encantará miúdos e graúdos.


O Meu Pai Era Tão Fixe, de Keith Negley (Ed. Rastilho de Letras)
Um livro delicioso para miúdos e graúdos, que mostra de forma ternurenta as transformações que ocorrem na vida dos pais com o nascimento dos filhos. Um álbum ilustrado em que a escrita e a ilustração de Keith Negley combinam de forma harmoniosa e emotiva.


Um Dia, de Morris Gleitzman (Ed. Fábula)
Um livro que nos toca, que não se esquece. Pode ser lido por várias gerações, que o vão entender, certamente, de forma diferente.
«Um dos 100 melhores livros para jovens.» The Guardian


A Rapariga que bebeu a Lua, de Kelly Barnhill (Ed. Minotauro)
É claro que há magia na luz das estrelas. Toda a gente o sabe. O luar, esse, bom, é outra história. O luar é mágico. Perguntem a quem quiserem.
Todos os anos, o Povo do Protetorado oferece um bebé à bruxa que vive na floresta. Esperam que a oferenda a impeça de aterrorizar a aldeia. Porém, a bruxa, Xan, é um ser amável...
Esta obra, The Girl Who Drank the Moon no original, da autora americana Kelly Barnhill, venceu a prestigiada Medalha Newbery em 2017.


Serafina e o manto negro, de Robert Beatty (Ed. Minotauro)
"Nunca te aproximes das profundezas da floresta, onde muitos perigos espreitam e poderão capturar a tua alma."
Serafina nunca teve motivos para desobedecer ao pai e aventurar-se para além da propriedade de Biltmore, com muito para explorar, apesar de ter sempre de ter cuidado para nunca ser vista. Nenhuma das pessoas ricas que aí habitam sabem da existência de Serafina; ela e o seu pai, o caseiro da herdade, vivem secretamente na cave há muito tempo...
«Uma história cheia de suspense, que envolve o leitor na narrativa tão facilmente como o Homem do Manto Negro captura as suas vítimas.» School Library Journal


O Veleiro de Cristal, de José Mauro de Vasconcelos (Ed. Fábula)
Contada com a mestria que carateriza José Mauro de Vasconcelos, esta é uma história comovente e apaixonante que toca o coração do leitor. Uma narrativa emocionante, escrita pelo vencedor do Prémio Jabuti de Romance, o mais importante prémio literário brasileiro. Pelo conjunto da sua obra é hoje considerado um autor clássico da literatura juvenil brasileira do século XX.

Ver aqui, aqui e aqui, outros 15 livros infanto-juvenis publicados também por último.

Sem comentários: