quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

«As Nossas Almas na Noite», de Kent Haruf

Edição: Alfaguara
Data de publicação: Set. 2017
N.º de páginas: 178

Numa noite de Maio na pequena cidade de Holt, no Colorado, Addie Moore bate à porta de Louis Waters, um vizinho de longa data, e faz-lhe um convite inóspito: «Pensei se tu poderias ponderar a hipótese de ires uns dias a minha casa para dormires comigo.» Ambos são septuagenários, viúvos e vivem sozinhos. Embora não mantenham relações próximas, ambos sempre foram cordiais um para o outro. É por isso que Louis, mesmo um pouco atordoado com esse convite inesperado, aceita o desafio. Assim, nos dias seguintes, ao anoitecer ele percorre o quarteirão que separa as suas casas. Antes de adormecerem, muitas vezes no escuro do quarto, ambos conversam sobre o quotidiano, os cônjuges falecidos, os filhos — que reprovaram a companhia nocturna entre ambos —, e assim, aprendem a dividir os seus medos, segredos e sonhos, nessas conversas noite dentro — o sexo não era algo que fosse questionado sequer, nos primeiros tempos. Nas manhãs seguintes, Louis volta para casa.
Numa vila onde todos se conhecem, os encontros noctívagos entre ambos logo começam a ser falados e ambos começam a ser olhados de soslaio, mas para Addie esses burburinhos não lhe fazem impressão: «Já resolvi que não vou ligar àquilo que as pessoas pensam.»
Com o passar do tempo, começa a surgir uma inesperada relação entre os dois, de companheirismo, afecto e amor. Mas os filhos por vezes não compreendem que os pais podem e devem refazer a vida, e tudo se complica: Gene, o filho de Addie, faz um ultimato à mãe, e esta terá de escolher entre manter um laço de consanguinidade, o único que lhe resta, ou continuar a receber as visitas de Louis.
As Nossas Almas na Noite, tradução de Paulo Ramos a partir de Our Souls at Night, título originalmente publicado em 2015, é um romance que capta de modo singelo e franco o amor que pode surgir inesperadamente entre duas pessoas que já viveram muito. Neste curto romance, o escritor norte-americano Kent Haruf (1943-2014) retrata com ternura e delicadeza a fase de chegar-se a velho, mas ainda com vontade para amar.
É um livro enternecedor, escrito de forma despretensiosa através de diálogos reduzidos, purgados ao essencial, que tem passagens súbtis e sublimes como a seguinte: «No quarto de Addie, Louis pôs a mão fora da janela para apanhar uns pingos de chuva que escorriam pela goteira, voltou para a cama e tocou com a mão molhada no rosto macio dela.» (p. 99)
As Nossas Almas na Noite, o último livro que o autor escreveu (nos últimos dos seus dias), foi adaptado para a tela, e estreou no passado dia 29 de Setembro na Netflix, contando com Jane Fonda e Robert Redford nos principais papéis (trailer).

Sem comentários: