sábado, 2 de dezembro de 2017

Dois novos livros, divertidos e didácticos, de Maurice Sendak

Dois clássicos de Maurice Sendak, de 1962, chegam aos nossos dias plenos de frescura e de humor. João e Mais Oito - Um Livro para Contar e Vida de crocodilo - Um alfabeto, ambos traduzidos para português por Carla Maia de Almeida, chegam às livrarias já na próxima quinta-feira pela Kalandraka.
João e mais oito abre com um menino absorto na leitura de um livro, até ao momento em que ele é sobressaltado pela repentina chegada de vários animais e outros acontecimentos que, bruscamente, quebram a sua solidão. João, o protagonista, é o primeiro elo de uma cadeia que, até ao número 10, soma o rato, o gato, o cão e outras tantas personagens turbulentas. Após a respetiva enumeração por ordem ascendente, o protagonista decide retomar a sua tranquilidade e, uma a uma, vai-se libertando delas por ordem decrescente.
Vida de crocodilo é um divertido alfabeto protagonizado por uma família de crocodilos que, a brincar, a cozinhar, ou disfarçada, leva o leitor a descobrir as Letras do alfabeto, através de situações muito diversas. Em cada página, a cena representada é descrita por uma estrofe rimada que começa, sucessivamente, pela letra A, B, C…

Sem comentários: