quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Os livros que deram origem a filmes nomeados para os Óscares 2018

Os nomeados para os Óscares 2018 já são conhecidos. Alguns dos filmes apontados foram inspirados em livros, uns de ficção, outros baseados em factos reais. Em seguida estão as sinopses dos livros que estão já publicados em Portugal.

As Lamas do Mississipi, de Hillary Jordan
Entre a subtileza e a brutalidade, o preconceito pode assumir muitas formas.
Estamos em 1946 e a citadina Laura McAllan tenta criar os filhos na quinta do seu marido no Mississípi – para ela, um lugar parado no tempo e assustador. Entretanto, no meio das lutas familiares, dois jovens regressam da guerra.
Jamie McAllan, cunhado de Laura, é tudo o que o seu marido não é – charmoso, bonito e assombrado pelas memórias dos combates. Ronsel Jackson, filho mais velho dos caseiros negros que vivem na quinta dos McAllan, regressou a casa como herói de guerra. No entanto, independentemente da sua bravura, ele terá de enfrentar batalhas ainda maiores perante o racismo e a intolerância dos seus compatriotas.
É a improvável amizade destes irmãos de armas que guia os acontecimentos, à medida que somos imersos nas lealdades familiares e testemunhamos as paixões e ódios que irrompem no seio de uma comunidade onde a tragédia não se fará esperar…


A Hora Mais Negra, de Anthony McCarten
Do guionista de A Teoria de Tudo, este é o relato da angústia que a Grã-Bretanha viveu em 1940, a partir do dia 10, quando as tropas de Hitler começaram a invasão da Holanda, até ao dia 29, quando os soldados derrotados pelos alemães, embarcaram em Dunquerque para se refugiarem na Inglaterra. Esta história é frequentemente contada em tom épico, mas desta feita o relato centra-se na figura de Winston Churchill, no contexto frágil e único daqueles dias incertos, reconstruído com base em extensa documentação, incluindo as discussões do governo, dentro e fora do parlamento e com os testemunhos dos seus contemporâneos. Anthony McCarten mostra-nos a dúvida de Churchill - que admitiu negociar com Hitler, aceitando a vitória que colocou toda a Europa nas suas mãos - e descobre-nos a evolução que levou o primeiro-ministro britânico a manifestar, a 4 de junho, a decisão final de não se render, num discurso que mudaria o curso da história.

Wonder - Encantador, de R. J. Palacio
August nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Quando nasceu os médicos não tinham esperança de que sobrevivesse, mas sobreviveu. Vários anos e muitas cirurgias depois, August vai, aos 10 anos, enfrentar o maior desfio da sua vida. A escola.
Contado a várias vozes, é uma história emotiva das dificuldades que tem de superar uma criança com uma terrível deformação e um relato do milagre que é a vida.


A História de Ferdinando, de Munro Leaf e Robert Lawson
Era uma vez, em Espanha… um pequeno touro que se chamava Ferdinando. Todos os touros da mesma idade gostavam de correr e saltar e dar marradas uns aos outros. Todos, menos Ferdinando. Do que ele gostava era de estar sossegado, a cheirar as flores...» A história de Ferdinando é uma alegoria pacifista e antibélica que conta com mais de 60 traduções. A KALANDRAKA recupera agora a primeira versão a preto e branco deste clássico, ainda tão atual, mas que já data de 1936.


Dunkirk - Dunquerque, de Joshua Levine
Em 1940, no porto francês de Dunquerque, mais de 300 mil soldados Aliados, cercados pelo exército nazi, foram resgatados em condições dramáticas, numa evacuação marítima extraordinária. A história verídica dos soldados, marinheiros, pilotos e civis que, durante nove dias, fizeram parte desta árdua batalha, que se tornou lendária. O famoso autor Joshua Levine narra em Dunquerque um episódio histórico que Winston Churchill qualificou de «milagre», situando-o em todo o seu fascinante contexto, com a inclusão de entrevistas e testemunhos de veteranos e sobreviventes. Contada do ponto de vista da terra, do mar e do ar, Dunquerque, de Joshua Levine, é a crónica de uma derrota, que tornou possível a vitória final dos Aliados e contribuiu para preservar a liberdade das gerações posteriores.

Sem comentários: