segunda-feira, 16 de abril de 2018

«Franklin e a Livraria Voadora», de Jen Campbell e Katie Harnett

Editora: Fábula
Data de publicação: 02-04-2018
N.º de páginas: 40

«O Franklin adora histórias.» Assim tem início esta história sobre um dragão muito sui generis. Franklin não é enorme apenas em tamanho, mas também em sensibilidade. Ele vive numa gruta, cuja porta é uma estante apetrechada com livros. Quando este dragão amistoso e simpático desloca-se até à aldeia, para tentar fazer amigos e cativá-los lendo excertos de livros em voz alta, os habitantes assim que veem a sua sombra, aterrorizam-se e fogem para dentro das suas casas e locais de trabalho.
Um dia, no bosque, Franklin encontra uma menina com cabelo cor do fogo, que também nutre o mesmo gosto pela leitura. Luna não fica assustada com o dragão, porque nas histórias que lê, diz-lhe, muitas são as criaturas fantásticas que povoam as páginas dos seus livros. E assim nasce uma amizade improvável entre dois seres tão diferentes que partilham o mesmo amor pelos livros.
Será que Luna convencerá os aldeões de que Franklin é inofensivo? Será que um plano delineado por ambos para cativar aos aldeões o gosto pela leitura será bem sucedido?
Franklin e a Livraria Voadora é um livro onde as palavras de Jen Campbell e as imagens de Katie Harnett complementam-se harmonicamente, enaltecendo a mensagem de que os livros podem unir pessoas e torná-las seres melhores.
Sobre o aspecto técnico, neste álbum podemos encontrar ilustrações elaboradas com aguarelas e técnica mista, onde predominam tonalidades esverdeadas e alaranjadas. Franklin's Flying Bookshop (título original publicado em Outubro de 2017 pela editora inglesa Thames & Hudson) é o primeiro livro de uma série que terá como protagonistas o duo de bibliófilos Franklin e Luna. Em Setembro deste ano está prevista a publicação em Inglaterra do número dois da colecção: Franklin and Luna Go to the Moon. Vamos esperar que a Editora Fábula o traduza para português.

Sem comentários: