domingo, 22 de abril de 2018

Novo livro do Kazuo Ishiguro entre as novidades da Gradiva

A Gradiva já deu a conhecer as suas novidades para o final de Abril. Entre os seis títulos que publica, o destaque vai para o segundo romance que o Prémio Nobel de Literatura 2017 publicou em 1986 (An Artist of the Floating World). Em breve, será também traduzido para português A Pale View of Hills, a obra que marcou a estreia na literatura deste escritor nipo-britânico actualmente com 63 anos.

Um Artista do Mundo Flutuante, de Kazuo Ishiguro
Sinopse
1948. O Japão procura reconstruir-se após a hecatombe da II Guerra Mundial. O autor galardoado com o Nobel da Literatura 2017 apresenta-nos uma trama familiar, ao mesmo tempo intensa e delicada, retratando com perícia o Japão do pós-guerra. Nesse retrato, subtil e comovente, destaca-se Masuji Ono, artista agora retirado, constantemente assediado pelas memórias de uma vida e carreira marcadas pela ascensão do militarismo japonês. A culpa, o envelhecimento, a maleabilidade da memória e a solidão atravessam este romance, que se abre a leituras múltiplas.

«Os bons escritores abundam, mas os bons romancistas são muito raros. Kazuo Ishiguro é uma dessas raridades. Este seu segundo romance é o tipo de livro que aumenta a consciência do leitor, ensinando-o a ler com mais sensibilidade.»
The New York Times Book Review

«Este romance é uma análise genial do tumulto vivido no Japão pós-guerra, um tempo em que as certezas haviam sido derrubadas, a hierarquia das gerações parecia invertida e mesmo a geografa das cidades fora alterada. Tudo isto é pungentemente visto através do olhar de um homem que, sendo rejeitado pelo futuro, escolhe também rejeitar o seu próprio passado.»
The Japan Times


Um Silêncio de Sombras, de Silvério Manata
Sinopse
Trama rica e historicamente documentada reúnem-se num romance de leitura cativante, com uma escrita original, sensível e talentosa. Obra vencedora do Prémio Literário Alves Redol 2017, a narrativa conduz sabiamente o leitor por uma história vivida entre palavras não ditas sobre um período sombrio das vidas das personagens e da região da Gândara, aqui retratada. O convívio entre um idoso, ligado à região, e um jovem, citadino, marca o ritmo de uma obra com diversos planos temporais e acontecimentos variados. No fim, uma revelação surpreendente.


As Virtudes do Fracasso, de Charles Pépin
Sinopse
Ainda que o fracasso faça parte da vida, vivemos numa época que o despreza e que idolatra o sucesso. Mas mesmo aqueles nomes que facilmente associamos ao sucesso – como Steve Jobs, Thomas Edison ou J. K. Rowling – tiveram os seus fracassos. Vários. Recorrendo a estes e a outros exemplos, o autor sugere que vejamos o fracasso como sinal de audácia e aquisição de experiência. Cada provação pode tornar-nos mais lúcidos e mais combativos.


Uma Mulher de Cinquenta Anos - Diário Íntimo, de Maria Monforte
Sinopse
Em cinco dias, com recurso ao diário íntimo, Cármen desnuda a sua vida a um interlocutor que não a conhece nem a pode ver. Entre a consciência e a perdição, entre o que se lhe afigura correcto e a violação das fronteiras, entre o controlo e o irreparável, emergem as fragilidades e desejos, esperanças e desilusões, sensações de companhia e solidão, medos e impulsos irreprimíveis de fruição carnal de uma mulher de 50 anos, viúva há sete.
Mas a autora – Maria Monforte (pseudónimo) – vai mais longe. Explorando a profundidade da dimensão humana; desenvolvendo uma visão feminina transposta para os sentimentos e materializada nas relações que brotam nas esquinas da vida de Cármen; metamorfoseando os tons cinza em cores rubras, no cenário do final dos anos sessenta do Século XX. Uma época em que também o mundo fervilha com novas experiências, e a sociedade portuguesa assiste à queda de Salazar, vivendo a expectativa do fim da ditadura.
Um retrato em grande formato de uma mulher à beira da perdição, num tempo de mudanças estonteantes.


A Língua dos Deuses - Nove Razões Para Amar o Grego, de Andrea Marcolongo
Sinopse
Nascendo de uma paixão da autora pela língua, este livro é verdadeiramente apaixonante. Se isso explica parte do enorme sucesso internacional da obra, na realidade este resulta também do fascínio que desperta pelo grego clássico, transformando nove características linguísticas noutras tantas lições para a vida. Leitores com ou sem formação linguística podem maravilhar-se aqui com múltiplas curiosidades do grego antigo e com o modo como esta língua é capaz de transformar a nossa forma de ver o mundo.


Hubert Reeves Explica a Biodiversidade, de Hubert Reeves e Daniel Casanave
Sinopse
A biodiversidade é preciosa para a nossa sobrevivência, mas nem por isso o conceito é bem percebido. Aqui, a sabedoria e a excelente capacidade comunicativa do astrofísico Hubert Reeves, conhecido como o poeta das estrelas, tornam acessível um tema de especial importância nos dias de hoje. Somos todos diferentes, assim como os animais e os insectos que habitam a Terra e os oceanos, e precisamos uns dos outros para viver num ambiente natural comum. Um livro de leitura simples, muitíssimo esclarecedor.
 www.gradiva.pt 

Sem comentários: