quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Novo livro de Fátima Lopes: «Viver a Vida a Amar»


Viver a Vida a Amar
O que a vida me ensinou
de Fátima Lopes

Páginas: 184
Colecção: Manuscrito Desenvolvimento Pessoal

Texto da Introdução
«Este livro surge depois de uma "curva" menos boa da minha vida. Estive praticamente um mês em casa doente, primeiro com uma laringite aguda, depois uma faringite e finalmente com uma gripe muito forte. Foi a primeira vez que me vi obrigada a parar de trabalhar. Recolhida no silêncio da minha casa, tive tempo para pensar e refletir sobre mim própria, sobre a minha vida, o que me é verdadeiramente importante - como a família, os meus filhos - e o que me é absolutamente acessório. Foi neste tempo de silêncio forçado, que se tornou para mim claro, o que me faz verdadeiramente feliz e para onde quero conduzir a minha vida. Quando me questionei sobre qual seria a minha missão, percebi de forma inequívoca, que é levar esperança a quem não a tem, e despertar as pessoas para a urgência de vivermos o ser, e não o parecer.
Este mês não foi um desperdício de tempo em que baixei os braços e me queixei da minha pouca sorte. Antes pelo contrário. Foi este período e o silêncio a que me obrigou, que me mudou para sempre. Esta reflexão interior levou-me a regressar à escrita. Decidi escrever sobre a vida. Refletir sobre as áreas e temas que me parecem essenciais trabalhar, repensar as minhas certezas, perceber o impacto de algumas revelações, escrever sobre o que fui aprendendo com os milhares de testemunhos que tenho ouvido ao longo de 21 anos nos meus programas, questionar-me e, espero, questionar-vos a vocês, meus queridos leitores.
Este é um livro acerca de mim. Da Fátima. Eu sou o resultado de um caminho repleto de aprendizagens. A grande conclusão da minha vida que quero partilhar convosco é esta: a vida só pode ser vivida a amar e ser amado. Só assim é que faz sentido.» Fátima Lopes

Excerto
«Para mim, tem um valor incalculável o privilégio de ouvir nos meus programas tantos e tantos relatos de pessoas que tiveram uma infância e uma adolescência terríveis, em que faltou tudo o que é suposto não faltar, como carinho, amor, colo e condições dignas de viver, mas que, apesar de tudo isto, quiseram apostar na vida e dar a si próprios a oportunidade de construir algo muito diferente do que viveram até então. Chamo a estas pessoas vencedoras. Gente capaz de encontrar entre os estilhaços da miséria, às vezes mais miséria humana e de valores do que propriamente económica, um pedaço intacto e valiosíssimo: a vontade de ser feliz (...)»
A autora
Fátima Lopes é um dos rostos mais conhecidos dos portugueses. O seu trabalho de vários anos tem sido reconhecido regularmente através de prémios. Em 2006, Fátima Lopes publicou o seu primeiro romance Amar Depois de Amar-te que vendeu cerca de 100 mil exemplares em Portugal, tornando-se num dos bestsellers de 2006. Em 2007, foi também editado em Espanha com grande sucesso. Editou Um pequeno Grande Amor e A Viagem de Luz e Quim. Atualmente, podemos vê-la na TVI, todas as tardes, no programa A Tarde é Sua, um programa à medida da sua apresentadora. Licenciada em Comunicação Social, Fátima Lopes estreou-se como cronista no Diário Popular e na Rádio Minuto e escreveu guiões para filmes institucionais.

Sem comentários: