sexta-feira, 31 de março de 2017

Bertrand Editora publica livro escrito por um psiquiatra e uma jornalista

A 5 de Maio, será publicado Pensar. Sentir. Viver., da jornalista Judite Sousa e do psiquiatra Diogo Telles Correia, um livro esclarecedor sobre saúde mental, doença mental e a cura.
Nesta obra, os dois autores conversam, frente a frente, sem rodeios: Judite Sousa, uma jornalista experiente e incisiva, sem medo de perguntar; Diogo Telles Correia, psiquiatra, psicoterapeuta e professor universitário, com vontade de responder.
O lançamento desta obra sobre os misteriosos caminhos da mente humana, será no dia 9 desse mês, às 18h30, na Fnac Colombo. A apresentação estará a cargo do jornalista da TVI José Alberto Carvalho e de Fausto Pinto, director da Faculdade de Medicina de Lisboa. O livro tem o selo da Editora Bertrand.

Texto sinóptico
Se não perguntar, nunca saberá
A felicidade e o direito de a tentarmos alcançar é um dos direitos consagrados pela Constituição americana e, contudo, poucos de nós se considerariam felizes. O estigma da doença e do sofrimento mental perdura, embora toda a gente conheça alguém próximo (quando não o próprio) que sofre ou sofreu de ansiedade, de depressão… Neste livro, Judite de Sousa e o psiquiatra e psicoterapeuta Diogo Telles Correia fazem uma incursão sem complexos no campo da saúde e da doença mental para mostrarem que o sofrimento não é nem uma anomalia, nem um obstáculo insuperável, e que quem precisa pode sempre encontrar ajuda.
«Esta experiência começou por ser uma forma de dar a entender as questões mais básicas da psiquiatria e da saúde mental para o público geral. Senti-me desafiada a dar o meu contributo, porque tenho passado por uma experiência pela qual muitas pessoas estão a passar e não sabem sequer perceber do que se trata. Queria, com as minhas perguntas, que são as de todos os que não trabalham na área mas que se interessam pela saúde mental do mundo, encontrar respostas, soluções para as causas e o tratamento do sofrimento psíquico.» Judite Sousa, in introdução
Excertos
«Portugal é um dos países da Europa com maior percentagem de população com doenças do foro da ansiedade.» (p. 35)

«O terror pode ocorrer em qualquer lugar, veiculado por qualquer um. Por isso é muito possível que o terrorismo possa ser um fator determinante na ansiedade no homem do século XXI.» (p. 60)

«A ansiedade é um problema que afeta a mente e o corpo.» (p. 61)

«A depressão surge quando a capacidade de suportar a intensidade da tristeza ultrapassa os limites da superação humana.» (p. 112)

«Para todas as doenças psiquiátricas – ansiedade, depressão, perturbação bipolar, esquizofrenia, etc. – há na sua causa uma componente genética, biológica, herdada dos nossos pais e uma causa ambiental.» (p. 136)
 
Ambos os autores têm várias obras publicadas (ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

----------------

aqui a entrevista que o Prof. Doutor Diogo Telles Correia concedeu para este blogue.

Sem comentários: